Sexta-feira, 19 de Abril

Encerrada Jornada Médica em Ceres, cardiologista fala de AVC em jovem

Publicado em 17/09/2017 às 23:36

Encerrado a XLV Jornada Médica Ceres e 8ª do CREMEGO. O evento contou com estudantes de medicina de várias cidades de Goiás, que abrilhantaram muito as palestras, que foram em variados temas.

 

Os organizadores da jornada, no caso o presidente da Associação Médica de Ceres, Dr. Adriano Alves de Meneses e sua esposa Aline Meneses estão de parabéns por mais um grande evento realizado na área médica na cidade.

 

O evento contou com jantares especiais do Buffet: Shirley Almeida Aromas e Sabores.

 

Na manhã deste domingo (17) vários estudantes realizaram apresentação de 7 minutos, todos sendo avaliados por palestrantes profissionais. Os alunos faziam uma pequena palestra de cada assunto importante, isso para que no futuro, após concluírem seus estudos, trabalharem, serem palestrantes e ajudarem a quem necessita.

 

 

 

Entrevista com o médico cardiologista Dr. Felipe Amaral.

 

O médico que encerrou os trabalhos desta Jornada Médica, disse que foi muito importante a participação dos alunos, apesar que o tema abordado pelo médico foi um tanto como complexo, mas tem uma prevalência muito grande.

 

 Para o médico, é muito importante aos alunos, já que eles têm essa percepção de saber desconfiar, saber ter a suspeita clínica para realizar o diagnóstico da patologia que é muito prevalente.

 

Na palestra o Dr. Felipe, tratou a respeito de “Comunicação Interatrial e Forame Oval Patente”, que são doenças cardíacas congênitas, e com foco especial sobre de quando indicar o tratamento para elas e como tratar.

 

O Dr. Felipe informou que na cidade de Ceres, pode ser realizado o tratamento sem fazer cirurgia, sem abrir o peito, realizar por cateter.

 

Dr. Felipe é cardiologista e cardiologista intervencionista, ele trabalha com hemodinâmica no Hospital IMEC em Ceres.

 

 

O médico ressaltou também sobre pessoas jovens, que não estão isento de problemas cardíacos, e é importante comentar sobre isso. Segundo ele, antigamente esperava isso somente nos idosos, pessoa com idade mais avançada.

 

Felipe, orienta aos jovens também a fazer um acompanhamento com cardiologista e realizar exames de rotina. Essas doenças foram apresentadas na palestra, são doenças congênitas, elas são relacionadas como Acidentes Vascular Cerebral (AVC).

 

“Eventualmente uma pessoa que nunca fez exame, nunca foi ao cardiologista, pode ter uma condição desta que predispõem a um AVC, e nem sequer vai saber disso se não procurar muitas vezes um cardiologista, só descobre depois que acontece o problema”.

 

O médico informou também que doenças neurológicas como AVC e as cardiológicas e algumas doenças estão se mostrando mais prevalentes em jovens em função de exposição a fatores de risco, que antigamente os jovens não se faziam, especialmente dietas muito inadequadas como rica em gorduras, falta de atividades físicas, que o mundo moderno acabou impondo sobre as pessoas, e também uso de substâncias ilícitas que hoje infelizmente existe bastante, o que pode acarretar problemas cardíacos, ele diz substâncias ilícitas não somente drogas direcionadas, mas medicações para melhorar a performance esportiva que hoje em dia está muito em voga.

 

Hoje em dia, os jovens usam muito hormônio nas academias, são hormônios de crescimento, testosterona, isso pode acarretar uma aceleração arteriosclerose que causa (AVC e infarto).

 

Em relação ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em jovens ou pessoas com idade mais avançada, segundo o médico são iguais, mas o que deixa mais preocupado é um jovem que sofre AVC, e que tem uma vida economicamente ativa ainda muito longa, o caminho extenso pela frente, é uma pessoa muitas vezes produtivas e que vai, se ver em uma posição de não ter condições de trabalhar e ficar submetido a dependência de familiares ou de previdência não podendo contribuir muito pela sociedade.

 

A orientação do médico, todos independentemente se serem jovens ou não, que procurem um especialista e façam exames de rotinas, não só na área cardiológica, mas em todas outras áreas. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também