O espetáculo de palhaços para adultos “Édipo Rei - O Rei dos Bobos” foi apresentado a céu aberto - Jornal Populacional
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
  • O espetáculo de palhaços para adultos “Édipo Rei - O Rei dos Bobos” foi apresentado a céu aberto

    Publicado em 11/09/2017 às 20:10

    CLIQUE PARA AMPLIAR
    PUBLICIDADE

     

    Édipo Rei - O Rei dos Bobos, livremente inspirado no clássico grego Édipo Rei de Sófocles, é o resultado da pesquisa acadêmica do ator, diretor e palhaço Denis Camargo pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, na qual investiga em sua tese de doutorado “o espaço da palhaçaria no gênero trágico: aplicações e implicações de procedimentos cômicos no trabalho do ator palhaço”.

     

    Contando com um elenco formado por 15 atores-palhaços e 06 músicos, o espetáculo que há dois anos teve sua estreia e realizou uma temporada com seis apresentações no Parque da Cidade em Brasília-DF, se apresentou nos dias 07 e 08 de setembro gratuitamente em Anápolis, depois seguiu pra Goiânia.

     

    Este é um espetáculo de palhaços para adultos que narra a história do rei Édipo que está preocupado com a terríveis desgraças que recaíram sobre Tebas, a cidade que governa. Como expectativa de uma solução para tantos problemas, envia seu cunhado Creonte para consultar o oráculo de Apolo. Creonte, ao retornar, informa ao rei Édipo que a maldição acabaria apenas quando o assassino de Laio, o antigo rei de Tebas, fosse encontrado e punido com a morte ou o exílio.

     

    Assim, Édipo Rei passa a dedicar-se inteira e exclusivamente à tarefa de descobrir quem teria sido o assassino do rei Laio. Ele começa por interrogar diversos cidadãos sobre o fato ocorrido, incluindo o adivinho chamado Tirésias, que diz a Édipo que fora ele mesmo que teria matado Laio.

     

     

    Contudo, Édipo Rei desconfia que Tirésias tenha se aliado a Creonte para destroná-lo. Ao envolver a própria família, sua esposa Jocasta intervém, tenta acalmá-lo e, com isso, pede para que Édipo conte toda a sua história. Jocasta desconfiada, também procura dissuadir Édipo de sua busca incansável da verdade. Logo, Jocasta implora a Édipo para não vasculhar ainda mais seu passado, porém seu pedido é ignorado ferozmente.

     

    O rei questiona mais pessoas, incluindo um mensageiro de Corinto e o antigo servo de Laio que saberiam melhor sobre a história de como Édipo fora abandonado por seus verdadeiros pais e adotado pela sua família de Corinto. Jocasta percebe que, na verdade, é a mãe de Édipo e que o rei Laio era seu verdadeiro pai. Horrorizada com o que ela acabara de descobrir, Jocasta tira a própria vida. Logo em seguida, o próprio Édipo percebe a verdade sobre a sua origem e fica tão horrorizado com seu destino trágico que decide furar os próprios olhos.

     

    Édipo Rei - O Rei dos Bobos revisita, por meio da técnica da palhaçaria, essa tragédia que é considerada a tragédia das tragédias. Édipo Rei é uma tragédia tão complexa e que leva a tantas reflexões sobre o homem, a liberdade e o destino.

     

    COMENTÁRIOS

    Os comentários aqui postados expressam a opinião de seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Jornal Populacional

    (62) 8585-3737