Sexta-feira, 19 de Abril

Moradores do Petrópolis em Ceres preocuparam com incêndio na vegetação

Publicado em 22/07/2014 às 23:36

Parte dos moradores do Jardim Petrópolis em Ceres ficaram preocupados com fogo na vegetação em pastos naquele setor. De acordo com o Capitão Rhevison do Corpo de Bombeiros, 10 homens da Corporação estiveram na região controlando o incêndio, ele disse que a preocupação maior era com as casas próximas, evitar que o fogo passasse para as mesmas. O capitão informou que provavelmente alguém ateou fogo e acabou perdendo o controle e as chamas se espalharam, apesar de todo fogo e fumaça, não foi registrado nenhum dano material. O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio.

 

Como prevenir um incêndio?

 

O objetivo da prevenção é impedir que o fogo comece, pois o combate às chamas nem sempre tem condições de ser realizado com êxito. Mas, se iniciado, o importante é que ele não se alastre. Para isso, é preciso levar em consideração as condições da área, a conscientização do perigo das queimadas e uma eficiente fiscalização.

O ser humano é o maior responsável pelos incêndios florestais, devendo ser implantado um programa permanente de educação ambiental, visando a sua conscientização sobre os prejuízos decorrentes das queimadas.

 
 A conscientização das pessoas é um importante passo a prevenção e pode ser feita nas escolas, imprensa, instituições sociais. Para isso, é importante aproveitar cada oportunidade e prejuízos causados pelo fogo.

 

O conhecimento do terreno através de mapas, plantas topográficas, dados climatológicos, estradas, acessos, aceiros e mananciais de água próximos irá facilitar a ação dos bombeiros e da brigada em caso de incêndio, principalmente se isso for feito fora do período chuvoso, de maio a setembro.

 

 Sinalizar o risco de incêndio pode ser feito através de cartazes, placas ou painéis em pontos estratégicos. É importante, nos períodos críticos, que a vigilância seja feita através de torres bem equipadas e com apoio da própria população.

 

Agindo em parceria com outras empresas reflorestadoras ou agrícolas, indústrias da região e prefeituras, os incêndios serão evitados e um eventual combate surtirá melhores resultados.

 

O Corpo de Bombeiros e as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem sempre ser avisados o mais depressa possível em casos de incêndio. É bom lembrar que o trabalho pesado deve ser deixado para pessoas capacitadas. 

 

Parte deste texto foi retirado do site: www.uenf.br

 

 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também