Sexta-feira, 19 de Abril

Agrodefesa confirma caso de morte por raiva animal em Goiás

Publicado em 18/07/2017 às 18:29
Em Goiás

A Agrodefesa confirmou o registro de um caso de morte por raiva animal no município de Palmeiras de Goiás. Outros 19 estão sendo apurados por suspeita da mesma doença.

 

O gerente regional da Agrodefesa, Guido Masson, relata que a morte foi confirmada em um gado que era mantido em uma propriedade com cerca de 250 animais. Na propriedade vizinha, onde também há suspeita de mortes pela doença, há cerca de 1.600 animais.

 

“Nós estamos fazendo os exames laboratoriais para confirmar a causa das mortes”, explica Guido. Segundo ele, os resultados devem estar prontos até esta quinta (20).

 

O diretor também informou que a Agrodefesa já tomou todas as providências para controlar a doença. Uma das medidas é a visita em todas as propriedades num raio de 12 km da cidade, visando à orientação dos agropecuaristas e a notificação sobre a obrigatoriedade da vacinação de todos os animais.

 

De acordo com o gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Antônio do Amaral Leal, o órgão tem feito o acompanhamento de todo o processo de vacinação na região. Ele alerta para que a população tenha cuidado com o contato com animais. “A orientação é que sempre que for identificado um animal doente, que não tentem manipular. Por ser uma zoonose, a doença pode ser transmitida para seres humanos”, afirma, ressaltando a importância de que, nesses casos, a Agrodefesa e a Secretaria Municipal de Saúde sejam acionados.

 

A raiva

 

A raiva é uma infecção que vem de vírus, não tem cura e é transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. O morcego é o principal transmissor.

 

Existem mais de 1.200 espécies de morcegos, mas apenas três se alimentam de sangue e destas, só uma é a responsável pela transmissão do vírus da raiva. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal.

 

A Agrodefesa alerta que a suspeita de animais doentes (sintomas nervosos como alteração do comportamento, afastamento do rebanho, dificuldade em andar, salivação excessiva ou morte), deve ser comunidade imediatamente. A coleta do material e os exames são gratuitos.

 

Caso alguma pessoa tenha contato com animais doentes, principalmente com a saliva, deve procurar o Posto de Saúde mais próximo e informar a Agrodefesa o mais rápido possível.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também