Sábado, 20 de Abril

Baleia Azul em São Miguel, PC e Conselho Tutelar fazem palestra para conscientizar

Publicado em 22/06/2017 às 21:01
Em Goiás

A Polícia Civil e os membros do Conselho Tutelar de São Miguel do Araguaia realizaram diversas palestras nas escolas do município com a finalidade de conscientizar os estudantes a respeito dos riscos oferecidos pelo jogo Baleia Azul.

 

 A iniciativa surgiu depois que os conselheiros identificaram casos que envolviam a participação de adolescentes da cidade no desafio perigoso.

 

As palestras foram proferidas na quarta-feira (14) pelo delegado Fernando Alves Barbosa, que além de aconselhar os estudantes ofereceu total apoio às vítimas do jogo e disse que o assunto será tratado pela Delegacia da Polícia Civil de São Miguel sempre como prioridade.


Os conselheiros também ressaltaram a importância das vítimas buscarem ajuda nos lugares certos e citaram como alternativas os serviços sociais oferecidos pela rede pública do município, como: CREAS, CRAS e CAP ou o próprio Conselho Tutelar para o devido encaminhamento a fim de serem procedidos atendimentos especializados.

 

 

 

'Não é na internet e muito menos participando de algum tipo de jogo que vamos conseguir resolver os nossos problemas, muito pelo contrário, agindo assim de forma isolada e sem a ajuda de pessoas capacitadas só estaremos agravando ainda mais a situação e deixando as nossas vidas cada vez mais expostas a criminosos que geralmente possuem perfis falsos e que não podem e nem querem oferecer nenhum tipo de ajuda', esclareceu o presidente do Conselho Tutelar Lucas Freitas.

 

O jogo suicida Baleia Azul surgiu na Rússia em 2013 e em 2015 ganhou o mundo e também chegou ao Brasil, levando adolescentes de várias regiões do país a situações de risco eminente (atos suicidas).

 

 

Neste ano o temível jogo chegou ao município de São Miguel do Araguaia. 'No início o jogo parece muito simples e sem perigo, pois contem fases fáceis de serem realizadas, como ouvir uma determinada música ou assistir a um filme, porém no decorrer do jogo o participante passa a receber ordens e ameaças graves caso não consiga cumprir as fases seguintes que incluem atos de mutilação, obrigam o jogador a passar a noite acordado, a brigar com os colegas e a fazer desenhos no corpo usando giletes ou estiletes e tudo isto para ter validade tem que ser comprovado por fotos ou vídeos.

 

 Depois dos jogadores cumprirem as primeiras 49 fases vem a mais desafiante, tendo em vista que a de número 50 exige que o participante cometa suicídio', explicaram os conselheiros e o delegado aos estudantes.

 

Durante as palestras, o delegado Fernando e os conselheiros pediram aos pais muita atenção a qualquer mudança de comportamento dos filhos e pediram para buscar ajuda diante de qualquer suspeita de atos repentinos de agressividade, vestígios de automutilação, insônia frequentes, depressão e outras situações que possam demonstrar anormalidade. ( Do Jornal Diário do Norte).

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também