Quinta-feira, 28 de Março

Goiás é o 3 º pior estado brasileiro para mulheres que trabalham e têm filhos

Publicado em 01/06/2017 às 21:52
Em Goiás

Segundo a pesquisa mães possuem dificuldade de encontrar vagas nas creches 

 

Estudo realizado pelo portal Trocando Fraldas com 11 mil mulheres de todo o Brasil, destaca que mais da metade das entrevistadas (56%) considera improvável o sucesso profissional de mulheres com filhos.

 

 Nas capitais do Sudeste, as mulheres se apresentaram mais pessimistas quanto ao sucesso profissional unido à maternidade (São Paulo 57,7%, Rio de Janeiro 58,2%, Minas Gerais 57%, Vitória 66,7%).  No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul é a região com percentual relativamente menor (49%) de mulheres que consideram difícil conciliar o cuidado com os filhos e carreira, se comparado com os demais estados; Mato Grosso 57% e Goiás, 55%. 

 

Medo de perder o emprego por conta da gravidez 

 

Faz parte dos Direitos Trabalhistas no Brasil, o direito à estabilidade, em que a partir da descoberta da gestação, a mulher não pode ser demitida, e essa estabilidade é garantida desde o início da gravidez até 120 dias após o nascimento da criança. Mas ainda assim no Brasil, muitas mulheres sentem-se ‘ameaçadas’ a serem demitidas logo após voltar da licença-maternidade. 

 

A pesquisa conduzida pelo Trocando Fraldas também aponta que 3 em cada 7 brasileiras têm ou tiveram medo de perder o emprego devido à gravidez. O medo é maior entre as mulheres da região Centro-Oeste e Sudeste (43,8%), contra 38,3% da região Norte. As regiões Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas são as únicas capitais em que o medo de engravidar é menor em comparação aos demais estados. 

 

Após a chegada do bebê, o estudo mostra que o problema em comum entre as mulheres é conseguir uma vaga em creche. Em todas as regiões brasileiras, as mulheres relataram dificuldades para matricular seus filhos, sendo a região Centro-Oeste com maior dificuldade e a Nordeste, mais fácil de conseguir matrícula. Em Alagoas, Goiás e Piauí é mais difícil conseguir vaga em creche no interior do que na capital. 

 

 

 

Ser mãe e ter uma carreira de sucesso 

 

As esperanças e medos das mulheres quase na mesma proporção demonstram o quanto a conciliação de carreira e maternidade ainda gera complexidades no Brasil.  

 

Em 2016, em pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, patrocinada pelas empresas Avon, Facebook e Itaú com 1.300 mulheres de todo o Brasil, é destacado que 75% das mulheres decidiu empreender após a maternidade.  

 

Esses dados de pesquisas recentes comprovam que a mulher brasileira tem desafiado o contexto e, decidido pelo desempenho dos papeis maternidade e profissional apesar de todas as dificuldades e preconceitos em uma sociedade predominantemente dominada pelo público masculino. 

 

 

Juliana Rodrigues 

Jornalista e Assessora de imprensa

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também