Quinta-feira, 18 de Abril

Gerson Curado é entrevistado e fala a respeito da história de Ceres

Publicado em 17/07/2014 às 20:48

A Colônia Agrícola Nacional de Goiás, também conhecida como “CANG”, atual Ceres foi criada em 19 de Fevereiro de 1941 no governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de atrair agricultores de todo o país para dar início à agricultura moderna na região Centro-Oeste. O município, localizado às margens do Rio das Almas, é considerado um dos principais do Vale de São Patrício.

 

A área foi colonizada principalmente por mineiros que vieram atraídos pelas ofertas de lotes rurais em terras férteis. Os pioneiros enfrentaram muitas dificuldades, principalmente devido à falta de infraestrutura, mas em 1947 já residiam na região mais de 10 mil pessoas. O nome Ceres é uma referência à deusa da mitologia greco-romana conhecida como a deusa dos cereais e das colheitas.

 

A atividade agrícola foi responsável pela base da economia ceresina em seu início, mas com o passar do tempo, profundas alterações econômicas e sociais ocorreram na cidade. Ceres transformou-se em um centro urbano, abandonando a agricultura em grande escala, para tornar-se um pólo de prestação de serviços. As influências sofridas em decorrer de sua história, o maciço investimento privado e a ótima localização geográfica, às margens da BR-153 (Belém-Brasília) contribuíram para o desenvolvimento do município. E hoje, a educação e a saúde são destaques na cidade.

 

 Do Programa Goiás Norte a Sul

 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também