Quarta-feira, 24 de Abril

Aterro Sanitário no Vale de São Patrício microrregião: Rubiataba, Jaraguá e Itapuranga

Publicado em 11/04/2017 às 20:30

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região São Patrício – Cidersp finaliza seu projeto para implantação do aterro sanitário da microrregião de Rubiataba.

 

O Cidersp é composto por 16 municípios situados no Vale do São Patrício. Sua área de atuação, para a adequada gestão dos resíduos sólidos, foi dividida em três microrregiões, sendo nos municípios de Rubiataba, Jaraguá e Itapuranga a localização das sedes dos aterros sanitários.

 

Os consórcios intermunicipais são uma medida eficiente para solucionar o problema dos lixões que assolam a maioria dos municípios brasileiros. Têm caráter público e a responsabilidade da gestão dos resíduos gerados no âmbito de atuação dos seus municípios membros.

 

O Cidersp tem organizado e planejado as ações necessárias (técnicas e políticas) há cerca de três anos. Durante esse período, foram elaborados os planos de gestão de resíduos sólidos de cada município membro do consórcio e, posteriormente, o plano intermunicipal do consórcio, que tem, como foco, conhecer, quantificar e qualificar os resíduos e rejeitos gerados pela população dos municípios integrantes do Cidersp. Este estudo compilado irá favorecer o dimensionamento dos aterros sanitários. Para tanto, foi elaborado o estudo científico (macrorregionalização) para identificar as possíveis áreas para a implantação dos aterros, considerando a complexidade da logística e do transporte, a distância entre as áreas de transbordo dos aterros, os aspectos ambientais que envolvem a escolha das áreas de implantação, bem como os projetos básicos executivos.

 

Neste aspecto, para a microrregião de Rubiataba, foram entregues, na último, dia 27/01, os estudos necessários para o início das obras. Nesse dia, inclusive, foi apresentada a escritura da área, em nome do Cidersp, para a construção do aterro.

 

Rubiataba será um polo industrial de beneficiários de rejeitos, reciclados e matéria-prima reutilizável. É importante salientar que o aterro sanitário licenciado e gerido adequadamente é bem diferente dos conhecidos lixões. No aterro sanitário inexiste vetores, mau cheiro e poluição visual, sendo que, todas as etapas da gestão do aterro são planejadas e monitoradas. Esse controle favorece para que não haja nenhum tipo de prejuízo à população que o circunda.

 

Créditos: Diário da Manhã com adaptações.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também