Terça-feira, 16 de Abril

Dr. Cristiano Ferreira, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço fala ao JP

Publicado em 20/02/2017 às 22:14

A reportagem do Jornal Populacional, conversou com o Dr. Cristiano Machado Ferreira, especialista em cirurgia  de cabeça e pescoço.

 

A partir de agora o Dr. Cristiano, atende na cidade de Ceres, é o único em toda a região do Vale de São Patrício.

 

De acordo com ele, esta cirurgia é uma sub especialidade da cirurgia geral mais voltado em tumores de cabeça e pescoço, também de doenças de glândulas salivares e da tireoide.

 

 A formação do Dr. Cristiano é na área da oncologia, especialista nesta área de pescoço e cabeça.

 

De acordo com ele, a maioria das mulheres possui nódulos nas glândulas tireoides, ele comenta que o nódulos palpáveis é visto em 5% das mulheres e 1% em homens, já na ultrassom o índice chega a 68% nas mulheres, principalmente acima de 45 anos.

 

A maioria dos nódulos são benignos e não há necessidade de cirurgia, apenas de acompanhamento clínico. Os fatores de risco para o câncer da tireoide, segundo o médico está dentro do histórico familiar, em pacientes também que já retirou parte da tireoide, pessoas que fazem radiação em região cervical, fez radioterapia ou receberão radiação  ionizante.

 

Informou também que o fator de risco está em extremos de idade em pacientes abaixo de 20 anos, e pacientes acima de 70 anos.

 

Pesquisas apontam que o cigarro, mesmo em pequena quantidade é fator de risco para câncer de cabeça e pescoço (via aérea digestiva superior e cavidade oral), já o álcool somente em grande quantidade, agora associando o álcool e o tabagismo, aumenta a chance em 15 vezes de contrair o câncer. Mas há outros fatores de risco.

 

O câncer de cabeça e pescoço relacionado ao tabagismo, pode acontecer em maior incidência na cavidade oral, na laringe e faringe, o mais comum é na cavidade oral. Afirmou Dr. Cristiano

 

Uma dieta rica em gordura saturada e com falta de micronutrientes, são fatores de risco. Mas existem dietas que podem ser fator de proteção, como peixes, frutas frescas, vegetais verdes que diminui a incidência. Papiloma Vírus Humano (HPV), Fator genético também são fatores de risco para câncer de via aérea digestiva superior e cavidade oral.

 

Dr. Cristiano Ferreira atende no Cemice, Rua Alfredo de Pádua nº 92 fone: 3323 - 1910 e 9 8624 - 7414

   Ceres.

 

 

Veja a matéria completa no vídeo.   

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também