Sábado, 20 de Abril

Colégio Estadual João XXIII em Ceres, passará atender em Tempo Integral

Publicado em 17/11/2016 às 13:21

Estamos vivendo atualmente a maior reforma do Ensino Médio no país.

 

A medida Provisória nº 746 de 2016, conhecida como Medida Provisória do Ensino Médio, institui a política de fomento à implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

 

            Goiás já possui Escolas de Tempo Integral do Ensino Médio, atualmente são 22 escolas, isso se dá devido às diretrizes constantes do Pacto da Educação, o plano de reforma educacional instituído pelo governo estadual em 2011. Foi definido recentemente que o estado de Goiás passará de 22 escolas de Ensino Médio para 30 escolas que atenderão em Tempo Integral.

 

            O objetivo primordial da Escola de Tempo Integral não é aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola e tirá-los das ruas e sim ampliar a oportunidade de aprendizagem aos nossos educandos. A proposta pedagógica terá por base a formação integral e integrada do estudante, tanto nos aspectos cognitivos quanto nos aspectos socioemocionais, observando os seguintes pilares: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

 

            O aluno recebe formação acadêmica e ao mesmo tempo orientação profissional e preparação para a vida. Nesse modelo os alunos terão duas opções no qual poderão prosseguir os estudos fazendo faculdade ou entrar no mercado de trabalho. Eles serão orientados e assistidos o tempo todo. O interessante que nessa proposta os estudantes não apenas fazem críticas ou reivindicações, como também participam efetivamente na construção de soluções e juntos lutam por soluções. Eles passam a ser protagonistas do processo.

 

            Em Ceres o Colégio Estadual João XXIII, passará atender em Tempo Integral no ano 2017. Como professora estou muito otimista, acredito que será ótimo para nossos alunos e familiares. Com a ampliação do tempo de estudo dos alunos eles terão mais oportunidade de aprendizagem e conseqüentemente terão mais chances de competirem para as vagas em universidades federais.

 

 

 

Colégio Estadual João XXIII, passará atender em Tempo Integral

 

 

            Os índices acadêmicos dos alunos que já estudam em Tempo Integral aumentaram significativamente. Os resultados foram índices de aprovação de 98% em universidades através das notas do ENEM.

 

            Os alunos que não quiserem estudar no Colégio Estadual João XXIII em Tempo Integral, terão suas vagas asseguradas no Colégio Estadual Rui Barbosa em Rialma, que oferecerá vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Aqueles alunos que já estudam no turno noturno poderão ser matriculados no Colégio Estadual São Tomaz de Aquino em Ceres que funciona Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Ensino Médio, desde que tenham o perfil. Os inspetores da Subsecretaria Regional de Educação, Cultura e Esporte (SRECE) Ceres estão à disposição da comunidade para autuarem processos no Conselho Estadual de Educação caso seja necessário e para qualquer esclarecimento.

 

            Caso a demanda de alunos seja maior do que o número de vagas oferecidas no Colégio Estadual João XXIII, a seleção será através de sorteio.

 

            Importante esclarecer que alunos que moram em Ceres e forem estudar no Colégio Estadual Rui Barbosa em Rialma terão transporte escolar pública e terão suas vagas no Ensino Médio asseguradas.

 

            Os professores que não puderem dedicar-se exclusivamente ao Ensino Médio Integral, serão removidos para outras escolas estaduais da rede.

 

 As aulas terão início as 7h30 e término as 17h. Serão aulas dinâmicas, motivadoras e inovadoras, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Será servido aos alunos café da manhã, almoço e lanche.

 

Acredito que esse modelo de educação, faz-se necessário em virtude de dados que apontam através dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que há duas décadas estamos estagnados, pois os alunos de hoje estão com rendimento escolar inferior aos alunos de 1997, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

 

A Escola de Tempo Integral Ensino Médio dará aos nossos alunos uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos, uma esperança e rompimento de barreiras “Eu posso, eu quero, eu consigo”, então vamos lutar juntos por uma educação de qualidade, que coloque nossos alunos como protagonistas na sociedade atual.

Estou muito confiante e otimista.

 

 

Marcia Pereira Ribeiro

SRECE - Ceres

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também