Sexta-feira, 19 de Abril

HPV, causa câncer, discutido no VI Simpósio de Câncer de Mama - Ceres

Publicado em 04/11/2016 às 20:00

Nesta sexta-feira (4/10), deu início ao VI Simpósio de Câncer de Mama e III de Ginecologia e Obstetrícia do Vale de São Patrício. O evento começou as 14h, e está sendo realizado na sede da Associação Médica de Ceres.

 

A reportagem do Populacional está acompanhando, e conversou com dois do palestrantes desta tarde, o ginecologista Dr. Glauco Miranda, que falou a respeito da trombose na gravidez e os cuidados médicos para realização do diagnóstico.  

 

De acordo com ele, as principais causas de trombofilia, são genéticas, mas tem também doenças como lúpus, traumas e medicações que podem levar a trombofilia.

 

Segundo o médico, a maior preocupação de pacientes assim, são pré-dispostos a desenvolver a trombose venosa profunda que são tromboses de membros inferiores e tromboembolismo pulmonar que pode levar até mesmo ao óbito.

 

Usar anticoncepcional com trombofilia

 

Dr. Glauco Miranda, comentou que em caso especifico, a pessoa estiver com diagnostico de trombofilia, que ela não possa fazer uso de qualquer tipo de anticoncepcional.

 

Vírus HPV provoca câncer (Dra. Giselle).

 

A Dra. Giselle Machado, ginecologista, obstetra, tem a formação em colposcopia, que é um exame de prevenção de colo do útero.

 

Ela abordou um tema muito importante sobre o HPV. Em conversa com o Populacional, Gisele, contou que existe vários tipos de HPVs, dentre eles, tipo humano e bovino, é um vírus segundo a médica que se adaptou no ser humano, em relação a descrição de infecção por HPV de verrugas existe a milênios.

 

A médica relata que a pessoa não nasce com o vírus que é muito comum, mas adquire através de relações sexuais, exceto aquela pessoa que nasceu de uma mãe que tinha verrugas e pegou através do parto normal.

 

Giselle, informou que o vírus muitas vezes fica até por 20 anos sem manifestar, neste caso a pessoa contraiu ainda na adolescência e acaba aparecendo a lesão aos 30 ou 40 anos de idade.

 

O médica falou que o vírus HPV, é extremamente comum, cerca de 80% da população possui o vírus, é preciso saber que tem a doença, o câncer de colo de útero que segundo a Dra. provocado pelo HPV, e para saber é necessário realizar o exame de Papanicolau, e toda mulher é preciso fazer este exame todos os anos, dando o resultado negativo, tudo tranquilo, caso positivo é preciso o tratamento, lembrando que cada caso é um caso de tratamento diferente.

 

A palestra de hoje sexta-feira contou com seis palestrantes que falaram a respeito de variados temas sobre saúde.

 

Temas abordados internacionalmente estão sendo discutidos neste congresso. Esteve o presente Dr. Aldair Novato Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina e o presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, Mauricio Machado da Silveira.

 

O evento é organizado pelo ginecologista Dr. Glauco César Felipe, da Clínica Magnifica em Ceres, segundo ele, a expectativa do VI Simpósio de Câncer de Mama e III de Ginecologia e Obstetrícia está sendo o esperado, muitos estudantes compareceram, médicos de Uruaçu, Itapuranga, de Goianésia e Goiânia.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também