Sexta-feira, 29 de Março

As Amigas do Peito em Ceres, realizarão caminhada contra o câncer de mama

Publicado em 28/10/2016 às 18:22

A Associação Amigas do Peito do Vale estará realizando amanhã sábado, dia a Caminhada de Conscientização e Incentivo ao Auto Exame e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. O evento começa ás 8h, em frente ao Hospital Pio –X em Ceres.

 

Apesar de curável, o câncer de mama ainda é o tipo que mais mata no Brasil, diversas ações e campanhas que visam conscientizar a população feminina sobre a importância dos exames regulares e do autoexame, a mulher passou a conhecer melhor o seu corpo e se munir de informação.

 

 Muitos são os caminhos para se evitar qualquer tipo de doença, no caso do câncer de mama é muito importante evitar a obesidade. Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são fundamentais, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.

 

 A ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.

 


Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com histórico familiar de câncer de mama, especialmente com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram diagnosticadas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.

 

Esse grupo deve ter acompanhamento médico a partir dos 35 anos. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.


Mulheres que não se encaixam nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

 

Você mulher, participe desta caminhada, amanhã com saída do Hospital São Pio – X as 8h, da manhã. (Parte do texto foi retirado do site: (Quimioterapia e Beleza).

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também