Quinta-feira, 25 de Abril

Inauguradas novas adaptações do Instituto Médico Legal de Ceres e SVO

Publicado em 06/10/2016 às 22:36

Na manhã desta quinta-feira (6/10), foram inauguradas as novas adaptações do Instituto Médico Legal (IML), de Ceres, e junto, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que vai atender a Regional São Patrício, I e II que são 24 cidades.

 

A reportagem do JP, falou com o diretor da Polícia Técnico Cientifica de Ceres, Dr. Valdinei da Silva, ele contou que o SVO, vai atender a população tanto de mortes não naturais de causas externas que envolve o IML, e mortes naturais a esclarecer.

 

O diretor informou que o serviço foi uma parceria do Ministério da Saúde, estado e município.

 

Segundo ele, quando acontecia um óbito no interior de uma residência que não havia nenhum sinal de violência no corpo ou arrombamento na residência, era uma dificuldade para a família legalizar a situação, acabando por pressionar os delegados regionais, para que os mesmos emitissem a requisição de exames para esclarecimento da causa morte e encaminhado ao IML. Com isso, Valdinei contou que fica na obrigação do delegado instaurar o inquérito.

 

Com a instalação do SVO, tudo se resolve com facilidade, chegou no local, se for uma morte causa a esclarecer e não havendo sinais de violência, segundo Valdinei, aciona primeiramente o Serviço de Verificação de Óbito, se caso este serviço perceber um sinal de violência no corpo, o próprio SVO, encaminha para o IML e a família, já orientada vai a delegacia para registrar a ocorrência.

 

Goiás Hoje, conta com sete cidades com este serviço, Valdinei, ressaltou que gradativamente será implantado em todas as regionais onde possui a Polícia Técnico Cientifica.

 

O diretor, disse que apesar de o Serviço de Verificação de Óbito, estar funcionando na sede do IML, são administrações separadas. O IML, funciona pela estrutura do estado, o SVO pela estrutura da prefeitura Municipal de Ceres.

 

Estiveram presente neste evento, várias autoridades, delegado regional de Goianésia, Marco Antônio, Dr. Gerson, representando a Delegacia Regional Ceres, Polícia Militar – Major Lopes, coronel Wagner, Capitão Revhisson Martins do Corpo de Bombeiros, a superintendente de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Dra. Rejane da Silva Sena Barcelos, prefeita Inês Brito, Dra. Regina do Ministério da Saúde, Marcos Alves, representando a Vigilância de Saúde de  Goiás,  Secretária de Ceres, Janaina Firmino dos Santos, Secretária de Saúde de Carmo do Rio Verde, Eloísa Pereira de Azevedo Liégio, além de outras autoridades.

 

Fotos: arquivo do 6º NRPTC-Ceres.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também