Terça-feira, 23 de Abril

Municípios da Regional São Patrício II recebem certificados de redução dos focos de Aedes

Publicado em 29/09/2016 às 15:17
Goianésia

Os oito municípios que fazem parte da Regional de Saúde São Patrício II receberam certificados pela redução dos focos de Aedes aegypti em seus territórios. Os documentos foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) à Regional, responsável pelo repasse dos certificados. De janeiro a junho, período em que foram realizados os primeiros seis ciclos da operação “Goiás Contra o Aedes”, a maioria dos municípios que integram a Regional saíram de alto para médio ou baixo risco de infestação.

 

Em Barro Alto, a porcentagem de imóveis com foco do mosquito caiu de 4,40% em janeiro para 0,00% em junho. Em Goianésia, a queda foi de 5,79% para 0,22%, e em Itaguaru, 3,36% para 0,08%. Já em Jaraguá, a força-tarefa resultou na redução de imóveis com foco de 5,36% para 0,03%.

 

Mimoso de Goiás teve um resultado surpreendente. Durante os seis primeiros meses da operação, a cidade conseguiu reduzir o porcentual de imóveis com focos de 14,42 % para 0,00%. Para se ter ideia, qualquer índice acima de 4% é considerado pela SES-GO como alto risco.

 

No município de Padre Bernardo, a redução da porcentagem de imóveis com focos também foi grande, de 7,38% em janeiro para 1,46% em junho. Em Santa Rita do Novo Destino, a queda foi de 3,03% para 1,77%, e em Vila Propício, de 4,17% para 0,09%.

 

A redução dos índices de infestação tem contribuído para a diminuição dos casos de dengue. Nos municípios que fazem parte da Regional São Patrício II, a soma de casos notificados da doença caiu de 3.630 no primeiro semestre de 2015 para 1.999 no mesmo período deste ano.

 

A coordenadora geral da Regional, Ravena Rocha, ressalta que além dessa queda nos casos de dengue, a operação “Goiás contra o Aedes” traz outros benefícios. “A força-tarefa auxilia na diminuição das internações, gerando economia para os municípios, e na redução do número de óbitos, uma das nossas maiores preocupações”.

 

Ela destaca que foram registrados aumentos dos casos de dengue apenas em Padre Bernardo e Santa Rita do Novo Destino. “Mas é preciso ressaltar que esses resultados podem estar relacionados diretamente ao maior rigor dos municípios com relação à notificação dos casos.”

 

A operação “Goiás contra o Aedes” foi lançada pelo Governo do Estado em dezembro de 2015 e iniciada em janeiro de 2016 com o objetivo de erradicar o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses. Com a força-tarefa, nos seis primeiros meses deste ano, os índices de infestação do Aedes caíram de 3,99% para 0,2% em todo o Estado – uma redução de 95%.

 

A iniciativa reúne SES-GO, Corpo de Bombeiros Militar, municípios, entidades representativas da comunidade e voluntários. As ações consistem em visitas de casa em casa, com a presença de agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários, que realizam vistorias, removem criadouros e prestam informações à população. A força-tarefa atua na zona urbana, povoados, distritos, assentamentos e zona rural.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também