Quinta-feira, 28 de Março

Rádio Alvorada de Rialma completa 55 anos, emissora que fez e faz História

Publicado em 23/09/2016 às 10:54

A Rádio Alvorada de Rialma, completou 55 anos neste dia 21 de setembro, o dia que comemora o dia do radialista e o dia da árvore.

 

Uma das pioneiras na região do Vale de São Patrício, a Rádio Alvorada leva muita música e informação para seus milhares de ouvintes.

 

A reportagem do Populacional, foi conferir de perto para conhecer um pouco da História desta emissora que fez e faz História.

 

Jason de Sousa, é o funcionário mais antigo da emissora, e foi ele que contou um pouco da história da rádio ao JP.

 

Jason de Sousa tem hoje, 72 anos de idade, a rádio completou 55 anos, e foi fundada pelo então saudoso José Pedro Rego, o homem a época muito forte na comunicação.

 

Jason, falou que antes de instalar a Rádio Alvorada, José Pedro Rego instalou serviço de alto falantes nas cidades de Rialma e Ceres e também carro volante, se tornado um grande publicitário.

 

Logo veio a ideia e o sonho de instalar uma emissora de rádio na cidade de Rialma, isso já nos anos de 1958. O sonho se concretizou em setembro de 1961, José Pedro Rego, inaugurou a Rádio Alvorada AM. A emissora era para ser inaugurada no início de 61, mas segundo Jason de Sousa, atrasou pelo fato da renúncia do então presidente da república à época, Jânio Quadros, quando ainda Rio de Janeiro era a capital federal.

 

A rádio ao ser inaugurada, teve outros sócios, sendo: o Pai de Pedro Rego, Pedro Felinto Rego, seu cunhado Rosalvo Ferreira Rego.

 

Pedro Rego Filho, foi chamado para ser o diretor da emissora, sempre sendo orientado pelo José Pedro Rego e Rosalvo Ferreira. Com o tempo, Pedro Rego Filho passou a ter uma cota na emissora, e também José Pedro Rego comprou a cota do Rosalvo Ferreira.

 

De acordo com Jason, a rádio Alvorada foi a segunda emissora do Vale de São Patrício, sendo a primeira, a rádio Cultura em Ceres. Com passar do tempo, José Rego inaugura a Rádio Difusora de Ceres, que hoje é rádio Coarão Fiel, Pedro Rego instalou outras emissoras de rádio em Goiás Velho, que hoje é Cidade de Goiás, Itaberaí, montou também a rádio Sociedade em Ceres, hoje pertence a Igreja Deus é Amor, instalou na cidade de Uruaçu, Porangatu e iria instalar em Gurupi (TO), que à época era Goiás, mas não chegou a inaugurar.

 

Em 1965, Pedro Rego entra na política, e ganhou para prefeito de Rialma, ainda muito jovem, mas não esqueceu do comando da Rádio Alvorada.

 

O tempo foi se passando, Pedro Rego foi secretário de governo, depois ganhou por mais duas vezes prefeito de Rialma. Jason de Sousa, contou que a Rádio Alvorada é uma dádiva para o Vale de São Patrício.

 

Internet

 

Para o Jason de Sousa, a internet melhorou muito para a Rádio Alvorada, pois através da internet, a Rádio Alvorada comunica não somente para Goiás, mas para outros estados e outros países, essa evolução tecnológica chegou para melhorar ainda mais a Rádio Alvorada.

 

O locutor e apresentador Jason, há 55 anos trabalha na emissora, começou a trabalhar ainda garoto como sonoplasta, antes ele trabalhava na Rádio Cultura, e em 20 de outubro de 1961, deu início ao trabalho na Alvorada e está até a hoje.

 

 

Telma Rego, que é diretora da emissora, fala de sua trajetória a empresa. Ela comenta que já é pela segunda vez que trabalha na administração, e esta segunda vez, já tem 10 anos. Telma falou do amor que tem pela empresa que é muito grande, um legado forte que o pai José Pedro Rego deixou.

 

Telma, falou da necessidade de ajudar o pai, que faleceu em 2013. Ela disse que José Rego sempre esteve à frente dos negócios da emissora, decisões, tudo passava antes por ele.

 

Telma, citou também, a sua irmã Amélia Rego que Deus a tenha, que administrou por muito tempo. Com a experiência do pai, Telma relata que aprendeu muito e agradece a ele por ter tido como professor.  Mesmo com a idade e limitação de José Rego, ele era um visionário. Comentou Telma.

 

Hoje, todos os irmãos da família Rego, segundo Telma, trabalham em conjunto na Rádio Alvorada, com ideias diferentes para que a empresa continua.

 

Telma, comentou da morte do pai, segundo ela, quando José Pedro Rego, faleceu, muitos pensaram que a família fosse desfazer da emissora, Telma disse que foi muito pelo contrário, fortaleceu ainda mais.

 

Ao finalizar, Telma, agradeceu aos ouvintes, e a credibilidade que a emissora possui, falou também da situação financeira que hoje o país está passando, e que a Rádio Alvorada não está sentido tanto, pois os anunciantes não deixaram de veicular na emissora e isso se deve a credibilidade.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Cultura,

Veja Também