Sábado, 20 de Abril

Câmara de Ceres realiza homenagem aos 115 anos de Bernardo Sayão

Publicado em 15/06/2016 às 10:48

Em Sessão Solene, foi realizada homenagem especial ao saudoso Bernardo Sayão em comemoração aos seus 115 anos. O evento foi realizado nesta terça-feira (14/6), no plenário da Câmara.

 

A solenidade contou com a presença de empresários, professores, autoridades políticas, ex-prefeito Walter Melo, e um grande público.

 

Esteve presente também o neto de Bernardo Sayão, que leva o nome do avô, Bernardo Sayão Carvalho Araújo Neto.

 

Segundo o neto, a família está muito agradecida por esta homenagem realizada pela Câmara Municipal de Ceres, e que esta é merecida pelo trabalho de desbravamento de Bernardo Sayão que veio junto com Getúlio Vargas na Marcha para o Oeste que culminou na Colônia Agrícola Nacional de Goiás(CANG).

 

O vereador e presidente da Câmara Municipal Jairo Teodoro, em sua fala ao JP, disse que o saudoso Bernardo Sayão colaborou muito com a cidade de Ceres e o Brasil.

 

Jairo ressaltou que Bernardo Sayão foi um homem que ajudou a desbravar a região centro oeste e norte do país, quando ele criou a BR- Bernardo Sayão, hoje BR- 153, e isso fez com que a região centro oeste e norte pudessem ter oportunidades de concorrer no mercado nos estudos, no transporte e produção agrícola.

 

O vereador falou também da primeira Reforma Agraria do pais que foi criada por Bernardo Sayão, Colônia Agrícola Nacional de Goiás(CANG), e segunda Reforma Agraria da América do Sul.

 

“Se Ceres é esse polo de tradição, que tem hoje na saúde e na educação, tudo começou com Bernardo Sayão durante a Colônia Agrícola”. Disse o vereador.

 

Jairo, disse ainda que Bernardo Sayão Carvalho Araújo Neto, possui um acervo do avô que vai ser doado para Ceres, que será levado para o Memorial Bernardo Sayão, antiga APAE de Ceres, local que Bernardo Sayão Morou.

 

A reportagem do JP, conversou também com o professor Sandro Dutra e Silva, que na ocasião realizou uma palestra sobre a trajetória de Bernardo Sayão.

 

Sandro também falou ao JP, ele disse que se sente extremamente grato por ter sido convidado a proferir a palestra.

 

Segundo ele, Bernardo Sayão faz parte da pesquisa em seus estudos, não só a biografia de Sayão, mas a relevância dele como fundador desde o processo de ocupação e colonização desta região.

 

Como também historiador ambiental, Sandro ressaltou sobre São Patrício que é um rio, mas estima grande área florestada chamada “Mata de São Patrício”. Segundo o professor, era uma área florestada de extrema relevância na época para o processo de colonização, pela fertilidade do solo, pelo tamanho das árvores, a importância desta floresta para construção de Brasília.

 

Sandro, diz sentir extremamente grato por pesquisar Ceres, e por este estudo possibilitar muitos avanços em sua área acadêmica.

 

Na opinião do professor Sandro, Bernardo Sayão, talvez seja um grande símbolo da ocupação do oeste, apesar de ser de origem do Rio de Janeiro, Sayão é muito mais conhecido na região do centro oeste, do que na própria região de origem.

 

 

Sandro Dutra possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília, Pós- Doutorado pela Universidade de Brasília. Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Atualmente, Sandro Dutra atua como visitante na University of California, e Membro da American Society for Environmental History – ASEH e da Associação Nacional de História- ANPUH. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Homenagem,

Veja Também