Quinta-feira, 28 de Março

Dra. Fernanda Barros Gomides, fisioterapeuta especialista em Pilates e RPG em Ceres

Publicado em 14/06/2016 às 08:52

Pilates é um método de exercício físico e alongamento. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura, prevenir lesões e tratar as lesões já existentes.

 

Principais objetivos:

 

Aumento da flexibilidade, ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas, o fortalecimento do períneo, prevenindo os prolapsos (quedas do útero e da bexiga), melhorando até mesmo a vida sexual do praticante.

 

No estúdio de pilates cada aluno é considerado único: depois de uma avaliação minuciosa, aluno, para criar um corpo harmonioso e com grupos musculares bem equilibrados, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

 

Como surgiu?

 

Joseph Pilates era uma criança frágil. Sofria de asma e de uma febre reumática que lhe deixou algumas sequelas no seu desenvolvimento.

 

Seguindo a tradição da sua família, cujos hábitos saudáveis o influenciaram para sempre, Pilates resolve trabalhar incessantemente na procura de equilíbrio, forma física e bem-estar, aos quais dedica toda a sua vida, pesquisando e criando um método próprio ao qual ele chamava “Contrologia”.

 

Ao trabalhar numa enfermaria durante a 1ª Guerra Mundial, aplica molas e resistências nas camas dos pacientes, permitindo-lhes recuperar mobilidade e força durante a sua hospitalização.

 

Esta capacidade inventiva, aliada a uma constante procura revela-se ainda mais quando, já em Nova Iorque e casado com Clara Pilates, abre o seu Estúdio, equipado com aparelhos imaginados, criados e desenvolvidos por ele próprio, e hoje utilizados em todo o mundo por uma comunidade imensa de praticantes do seu Método.

 

Em 1945 é editado o seu livro “Return to Live Through Contrology”, onde Joseph Pilates apresenta os seus conceitos teóricos e os seus célebres 34 exercícios efetuados no colchão.

 

Passaram já 60 anos e agora Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, mais do que nunca podemos entender o legado fabuloso que este homem extraordinário nos deixou “É estar presente e concentrado e não distraído, corpo e mente trabalhando juntos “.

 

Joseph Pilates

 

Dra. Fernanda Barros Gomides Naves - Agende sua avaliação, IBN Saúde- instituto Brandão Naves, av. Goiás saída para Carmo do Rio Verde, fone:  62 - 3307-1100 em Ceres.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também