Quinta-feira, 25 de Abril

Após matéria do Fantástico, Marconi exonera o secretário Edemundo Dias

Publicado em 31/12/2013 às 21:00
Em Goiás

pós reportagem especial apresentado pelo Fantástico, da TV Globo, sobre supostas regalias que presos, principalmente chefes de quadrilhas, tinham no Complexo Prisional Odenir Guimarães, o governador Marconi Perillo (PSDB) exonerou nesta segunda-feira (16/06) o secretário Edemundo Dias.

Durante a reportagem, o ex-secretário Edemundo Dias disse desconhecer as regalias, mas não autorizou a entrada da equipe de reportagem no presídio.

De acordo com o colunista Jarbas Rodrigues Jr., do jornal O Popular, o governador teria ficado irritado com a postura de Edemundo, que também não comunicou à equipe de comunicação do governo sobre a produção da matéria do Fantástico.

Para o cargo, Marconi Perillo nomeou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, que acumulará as duas pastas temporariamente.

As investigações foram feitas pelos Ministérios Públicos do Rio Grande do Sul e Goiás que revelaram um esquema de luxo, mordomias e privilégios que já virou rotina em duas grandes penitenciárias de cada Estado. Trechos de gravações telefônicas, autorizadas pela Justiça e feitas na Penitenciária de Aparecida, de Goiânia, e no Presídio Central, de Porto Alegre, deixam claro que o preso com dinheiro consegue quase qualquer coisa dentro das cadeias.

Foram encontradas nas penitenciárias investigadas ventiladores, aparelhos de som, geladeiras duplex, TV de tela plana, liquidificador, cama de casal e vários outros itens de luxo que caracterizam a rotina de alguns presos.

Leia a nota enviada pelo Governo

'NOTA À IMPRENSA

O governador Marconi Perillo nomeou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, titular interino da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus). O superintendente-executivo da SSP, Edson Costa Araújo, assume a Superintendência Executiva da Sapejus.

O decreto com as nomeações foi assinado no início da noite desta segunda-feira por Marconi. Por determinação do governador, o secretário Mesquita e o superintendente Araújo acumularão as funções.

O ex-secretário Edemundo Dias de Oliveira Filho e o ex-superintendente-executivo da Sapejus Antônio Carlos de Lima pediram exoneração no final da tarde desta segunda-feira.'

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também