Quinta-feira, 28 de Março

Cadela mata e come três filhotes de tanto sofrer maus-tratos em Ceres, diz ONG

Publicado em 25/05/2016 às 08:01

No dia 23 de Maio de 2016, o desfecho de uma história triste de maus - tratos a animais teve um final feliz.

 

O início dessa história foi a partir de uma denúncia no dia 15 de Abril, feita por uma curtidora da página do Facebook da TOPA – Todos Pelos Animais, e como a ONG é completamente contrária a submeter animais aos maus -tratos, foi averiguar a situação.

 

Integrantes da Associação foram ao local indicado e perceberam que de fato havia situação de tristeza aos animais.

 

De acordo com ONG, (TOPA), por anos, a cadela vivia atrelada a uma árvore, sem abrigo para chuva ou sol, recipientes de água e comida em estado degradante e era forçada a permanecer próxima de suas fezes, pois a corrente não permitia longo acesso do animal ao lote.

 

A cadela em questão, ainda teve uma cria e por apresentar estado de estresse, matou e comeu os filhotes, não bastasse essa situação, seus olhos portavam tom esbranquiçado, devido à carência de vitaminas e ainda doença de sarna.

 

Para maior surpresa, uma outra cadela de porte pequeno também estava no local amarrada com uma corda de curta extensão que a permitia entrar em um abrigo, sem limpeza e que estava fétido.

 

Participantes da ONG conversaram com o tutor dos animais, na tentativa que as cadelas fossem entregues e ficasse sob responsabilidade da associação.

 

Apesar da insistência, o senhor resolveu não doar os animais e com essa resistência, a ONG acionou-se a Polícia Civil, que prontamente não mediu esforços para banir os maus - tratos aos animais.

 

A Polícia em conversa com o dono das cadelas, solicitou que o senhor as doasse, mas, quando integrantes da Associação de Proteção voltou ao lote do senhor, ele foi categórico: “Não vou dar.”

 

No dia 22 de Maio de 2016, a ONG recebeu nova denúncia a respeito da cadela de porte médio e pelagem preta. Chegando no local, a situação era crítica, pois esta estava com o rosto inchado, os olhos nem sequer abriam e uma secreção de pus surgia de dentro da orelha e da vagina. Um momento difícil e de muita dor.

 

Era insustentável permanecer dessa forma, e nessa segunda-feira (23 de Maio de 2016), a Polícia Civil, com o Delegado Marco Aurélio e o policial José Geraldo; os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Lucas Álvares e Amanda e a Organização não Governamental TOPA – Todos Pelos Animais dirigiram-se ao endereço onde se encontravam os animais e foi possível a retirada das duas cadelas.

 

 

A tutela dos animais foram repassadas a Associação de Proteção aos Animais, e já foram doadas para pessoas maravilhosas, que certamente darão condições melhores e dignas para as cadelas.

 

Os maus tratos a animais não serão aceitos, pois agora com a ONG TOPA, “lutamos para resguardar os direitos e dignidade dos animais”.

 

A ONG conta com a parceria do Esquadrão do Cerrado, um Moto Clube que tem interesse na proteção dos animais, e ainda com a própria comunidade que pode denunciar através da página no Facebook, a denúncia recebida é anônima, “não divulgamos nomes dos denunciantes”.

 

A TOPA agradece a ação da Polícia Civil e dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente.

 

O fato aconteceu em uma residência no setor Vila São Patrício (Casas Populares).

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também