Sexta-feira, 29 de Março

Proposta para o descarte consciente do nosso lixo (lixão em Ceres)

Publicado em 31/12/2013 às 21:00

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2008, coleta-se no Brasil diariamente 183,481 mil toneladas de resíduos domiciliares e 50,5% dos municípios Brasileiros dispõe seus resíduos em lixões. Lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto (IPT, 1995).

Um dos aspectos mais importantes no que se refere a este assunto é a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pelas ações do homem, seja na indústria, na agropecuária ou nas ações cotidianas do cidadão. Quanto a isso, o Brasil ainda está muito atrasado em relação ao que já é feito em outros países. Porém em 2010, foi criado a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com objetivo principal promover o fim dos lixões em todos os municípios do Brasil, e a consequente criação de aterros sanitários, em locais e com manejo adequados. Em Goiás, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) tem trabalhado junto aos municípios no apoio para a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) que é uma ferramenta pontual de planejamento das ações a serem tomadas pelas prefeituras, visando soluções para os problemas atuais e futuros referentes ao lixo.

Diante desse fato, visitamos o lixão de Ceres, localizado às margens da GO-154, à aproximadamente 6 km de Ceres, e constatamos que o local inapropriado para disposição do lixo produzido pela população ceresina. Não há nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo), que penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros, cachorros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, tendo também pessoas que catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.

Com isso, de acordo com a PNRS, o adequado é a criação de aterros sanitários que antes de iniciar a disposição do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC que são extremamente resistentes. Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume, não ocorrendo a proliferação de vetores, mau cheiro e poluição visual.

Nós alunos do Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres, queremos expor essa problemática a toda população ceresina, a fim de obtermos uma resposta de nossos governantes, com o intuito de amenizar os impactos ambientais e sociais causados por essa forma de disposição do lixo.

 

 

Alunos do 3º ano “A” do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio

do Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres:

Douglas Eduardo Amaro Domingues,

Jairo Santana Silva e

 Thalita Silva Vieira.

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também