Sexta-feira, 19 de Abril

Após desistência da pré-candidatura, Edmario coloca novamente seu nome a disputa

Publicado em 21/03/2016 às 23:08

Uma semana depois de anunciar numa rádio local que estaria abrindo mão de disputar a Prefeitura de Ceres este ano, o ex-prefeito por dois mandatos (2005-2008 e 2009-2012) Edmário Barbosa reuniu no plenário da Câmara Municipal, no final da tarde de quarta-feira (16), membros do seu grupo políticos e militantes para formalizar um pedido de desculpas pela declaração dada.

 

 'Quero pedir perdão a todos aqui, e aqueles que caminharam comigo nesses 20 anos de vida pública. Deveria ter consultado todo o grupo antes de fazer aquelas declarações na rádio. Movido pela emoção, por estar passando por problemas pessoais, tomei aquela decisão sem consultar vocês. Após conversar com lideranças do grupo, eu recoloco meu nome à disposição desse grupo, que já se mostrou capaz e com força para ganhar três eleições', disse.

 


Além de motivos de problemas de saúde na família, Edmário pontuou mais dois fatores predominantes para abrir mão da pré-candidatura. Segundo ele, diante da gestão da prefeita Inês Brito (PT), o grupo que até então caminhou junto por cinco eleições, acabou se dividindo, o que seria um desafio unir todos novamente. Lembrando que, parte desse grupo está na gestão e outro não.

 

E o outro motivo é a falta de estrutura, principalmente a 'financeira'. Após o pedido de desculpas, Edmário disse que a reunião seria uma oportunidade para ouvir membros do grupo e os caminhos tomados a partir do encontro.

 

Ao voltar atrás e anunciar que seu nome estava à disposição novamente para um novo embate, Edmário foi aplaudido, contudo, ficou bem claro que uma boa parcela das pessoas que estavam ali, não aceitará o PT ou a participação da prefeita Inês Brito numa eventual campanha de Edmário.

 


Edmário e Inês Brito fizeram uma dobradinha vitoriosa por dois mandados. Ele como prefeito, tendo ela de vice. Em 2012, Inês teve o seu nome lançado a prefeita com o apoio de Edmário e do grupo.

 

 Nesse período, parte do grupo se desfez, tomando caminhos diferentes, o que acabou refletindo na gestão de Inês Brito e na relação de ambos. Para a grande maioria dos integrantes do grupo, que estava na reunião, o verdadeiro líder do grupo é Edmário Barbosa, entretanto, ele próprio diz que 'é impossível ambos saírem candidatos na cabeça de chapa'.

 

 Questionado se a sua pré-candidatura estava condicionada ao apoio ou não da prefeita Inês Brito, Edmário se esquivou e argumentou apenas que ambos não sairiam candidatos, ou seja, Edmário será candidato do grupo se a Inês abrir mão, ou vice-versa, deixando a entender que poderia haver um pré-acordo de bastidores entre ambos.


Em outro momento, Edmário disse que se for o escolhido para representar o grupo, não vai aceitar imposição de pessoas ou de partido, ou seja, terá carta branca para tomar as decisões.

 

Edmário também disse por mais de uma vez que o adversário não é a Inês Brito, mas sim, o pré-candidato Rafael Melo. Sem defender ou fazer críticas a Inês Brito, Edmário pontuou que não tem condições de defender a gestão da petista, como sugerido pelo presidente do PDT, Valdir Teixeira. 'Não podemos ser responsáveis pelos erros ou desacertos da atual gestão, ou defender o indefensável, mas para fazer uma campanha vitoriosa, não podemos abrir mão de parcerias e de apoio'.

 


O que ficou bem claro é que o principal desafio de Edmário Barbosa para entrar na campanha é aparar as arestas dentro do próprio grupo, uma vez que muitas lideranças e militantes (que pediram à reportagem para não ter seus nomes divulgados) se posicionaram de forma taxativa pedindo que Inês não suba no palanque de Edmário.

 

 O fato é que o nome de Edmário reanima o coro da militância para um novo embate contra a família Melo. Por outro lado, se Edmário e Inês Brito caminharão juntos, só o tempodirá. (Do Jornal Diário do Norte).

 

 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também