Terça-feira, 23 de Abril

Câmara de Ceres e empresários questionam aumento abusivo de alvará

Publicado em 02/03/2016 às 10:09

Nesta terça-feira (1º de março) houve reunião na Câmara Municipal de Ceres. Um dos assuntos tratados na reunião foi o aumento significativo de impostos na cidade. Sônia de Fátima (Presidente da Acicer) esteve na reunião representando os comerciantes locais, que estão cansados de pagar impostos tão altos. Um dos principais aumentos e mais questionados é o do Alvará de Funcionamento para comerciantes de Ceres.

 

Sônia em entrevista ao Jornal Populacional relatou que, foi procurada por vários empresários para conversar sobre o aumento de vários impostos, o aumento do alvará sendo um deles. Segundo a presidente da Acicer em meio a esta crise, empresas estão cortando gastos, demitindo funcionários e tomando mais medidas, sendo que estes aumentos contribuem para dificultar ainda mais o rumo do comércio na cidade de Ceres.

 

A Associação Comercial está procurando ajudar a cidade, trazendo empresas e consequentemente gerando mais renda para a população. Sônia disse que, apesar dos esforços da Acicer, o poder público está colocando tudo a perder, com tantos aumentos de impostos injustos.

 

Há relatos de empresários que tiveram um aumento de mais de 200% no imposto do alvará de funcionamento. Sônia reivindicou uma revisão do atual código tributário, para ver em qual índice este foi baseado, já que a inflação não passou dos 11%. Segundo Sônia, todos os vereadores se propuseram a ajudar e fazerem o requerimento para a prefeita avaliar e dar uma resposta para os comerciantes.

 

Para Sônia atualmente as empresas estão com dificuldade de suportarem aumentos justos e que estes que são injustos estão impossíveis. A presidente ainda disse que, não tem visto benefícios para os empresários e que estes estão com medo devido a onda de assaltos e furtos que está acontecendo na cidade de Ceres, sendo que ao menos a segurança pública deveria estar melhor para os comerciantes.

 

 

Gerson Teles (Empresário) também compareceu à reunião. Em entrevista o empresário relatou que, neste novo código aprovado em 2013 foram feitos cálculos sem fundamento, já que empresas que pagavam 4 mil reais, atualmente estão pagando 12 mil. Gerson mencionou que os empresários da cidade geram empregos e renda, sendo que o poder público está ignorando todos os benefícios gerados por estes.

 

Segundo o empresário, o ideal seria que o poder público captasse mais empresas para a cidade com menos impostos ou ao menos impostos equivalentes, já que os atuais impostos são abusivos. Gerson acredita que a cidade de Ceres está na contramão do país. Para o empresário os empresários são um dos que mais contribuem para o desenvolvimento da cidade, porém está difícil manter as empresas saudáveis com gastos tão altos.

 

 

O empresário se questiona dos investimentos feitos pelo poder público com a verba arrecadada dos empresários, já que não se vê melhorias e mencionou que o ganho dos empresários nos últimos anos tem sido menor, em vários aspectos.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também