Quinta-feira, 25 de Abril

MST deve desocupar Fazenda Sibéria até o dia 24/02 segundo decisão judicial

Publicado em 03/02/2016 às 13:52
Rianápolis

O Jornal Populacional entrou em contato com o Major Lopes para saber a respeito da reunião que houve em Goiânia na segunda-feira (01/02), tendo como pauta a Reforma Agrária e a invasão do MST à Fazenda Sibéria nas proximidades de Rianápolis. O Major relatou que, existe uma comissão de resolução de conflitos agrários, sendo uma Portaria do Secretário de Segurança Pública embasada em um decreto do Governo, a referida Portaria é presidida pelo Coronel Edson Costa Araújo.

 

 

Faz parte desta comissão um membro do Poder Judiciário, um membro do Ministério Público, um representante do INCRA, um representante do MST, o proprietário da terra, o comandante regional Coronel Viveiros, Major Lopes comandante da companhia, o chefe de operações da PM e o Coronel Dragalzew Chefe do Estado Maior.

 

 

 

Nesta reunião ficou decidido que os invasores da Fazenda Sibéria devem desocupar a mesma até o dia 24 de fevereiro, a desocupação deve ocorrer de forma pacífica, porém caso isto não ocorra, no dia 25 a polícia irá fazer a retirada dos invasores de forma coercitiva. Todos os membros da comissão assinaram um termo em comum acordo prevendo a desocupação na referida data.

 

 

Segundo o Major Lopes há a possibilidade da tropa de choque, esquadrão antibomba, grupo especializado (Com Helicóptero) virem de Goiânia para a Fazenda Sibéria se houver resistência. O Major explanou que durante a desocupação a Ouvidoria, membros dos Direitos humanos, membros da OAB, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar também participarão da ação. Lopes ainda mencionou que depois que esta Comissão foi criada as desocupações do MST costumam acontecer de forma pacífica, não sendo necessária força coercitiva.

 

 

Este prazo do dia 01 de fevereiro ao dia 24 serve para que todo o grupo da polícia se prepare para a ação e também para que os membros do MST tenham a opção de recorrer à decisão de desocupação, caso o MST consiga uma decisão do tribunal cancelando a decisão judicial a desocupação será prorrogada. A decisão é do Juiz de Rialma Leonisson Antônio e caso seja revogada o grupo policial irá cancelar a operação do dia 24 de fevereiro e esperar uma nova decisão judicial.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também