Quarta-feira, 24 de Abril

Dono da fazenda Sibéria em Santa Isabel fala ao JP, sobre a ocupação

Publicado em 17/01/2016 às 17:01
Rianápolis

A reportagem do JP, entrou em contato por telefone com o proprietário da fazenda Sibéria que foi ocupada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na noite deste sábado (16/1).

 

Mário Habka, disse que esta, já é pela 5ª vez que a fazenda de 392 alqueires é ocupada. Nas outras quatro vezes, segundo Mário, os ocupantes foram obrigados pela justiça, a saírem para reintegração de posse.

 

O proprietário disse ao JP, que a fazenda é produtiva, e que esta ocupação é totalmente ilegal de uma propriedade privada. Ele disse possuir um relatório do Incra que diz que a fazenda Sibéria é altamente produtiva.

 

Este relatório do Incra que comprova que a fazenda é produtiva, é de 2011, e foi pedido na época pelo próprio MST, disse Mário Habka.

 

Hoje, a fazenda está em um nível altíssimo de produtividade, como: milho, peixes, aves, cana de açúcar e confinamento de gado. Explicou Habika.

 

Habka, explicou ainda que todo produtor rural deve financiamento, mas que as parcelas estão todas em dia, não tem nada em atraso, já que o MST, fala que a fazenda está devendo para o BNDES, “isso não justifica uma ocupação, uma vez que está tudo em dia, e a fazenda é produtiva”.

 

Habka, lamenta o que está acontecendo, “o MST, ocupar e expulsar os trabalhadores da sede da fazenda, esta ocupação acaba agravando, pois é o momento de colheitas da produção da fazenda e após a colheita, vem a preparação da terra para plantação”.

 

O advogado do dono da fazenda, entrou com ação, interdito proibitório no município de Santa Terezinha, era para ter entrado com a ação no município de Rialma, mas pelo fato do juiz estar de férias, não foi possível.

 

Como a fazenda já foi ocupada, este documento segundo Habka, transforma em uma ação de reintegração de posse.

 

 

 

Uma correção: a fazenda Sibéria fica no Muncipio de Santa Isabel e não  no município de Rianápolis como foi informado. 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também