Sexta-feira, 29 de Março

Hospital de Ceres faz alerta de golpes a familiares de pacientes internados em UTIs

Publicado em 04/12/2015 às 11:39

Golpistas tentam dar golpes em famílias com parentes internados em unidades de tratamento intensivo (UTIs) em hospital de Ceres.

 

Famílias têm recebido ligações de falsos médicos dizendo que o doente piorou e que o mesmo precisa de um exame com urgência. No entanto, para que o procedimento seja feito, é necessário fazer um depósito bancário. 

 

A reportagem do JP, foi chamada pelo o Hospital Doutor Domingos para que o mesmo esclarecesse para a população, não só de Ceres, mas de toda região, até mesmo outros hospitais que por ventura sejam vítimas deste tipo de situação.

 

O tenente Habash, da Polícia Militar, explica que golpistas de outro estado com prefixo (66), que ligam para famílias que estão com parentes internados em UTIs, que precisam de realizar cirurgias com urgências para assim, extorquir valores.

 

Os golpistas ligam e se identificam como médicos, citam nomes como Dr. Paulo, Dr. Dantas, e outros, são pessoas que segundo Habash fazem ligações de dentro de presídio.

 

Para conseguir informações de pacientes, principalmente o telefone, possivelmente acessa dados da vítima pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O tenente relata que com a situação de vulnerabilidade emocional dos familiares, fica sendo presa fácil para os golpistas.

 

O paciente internado pelo SUS, após ser identificado pelos os golpistas, que ligam para família alegando que o paciente tem que fazer um exame de valor mais alto, com urgência, dizendo que o SUS, não tem condições de liberar o exame de imediato.

 

Diante da fragilidade emocional, familiares mesmo sem ter a condição procura um meio para que o dinheiro seja providenciado e depositado em uma conta cedida pelos golpistas.

 

Por pouco uma família da cidade de Rianápolis cai no golpe, um senhor que estava internado na UTI, no Hospital Dr. Domingos, eles (golpistas) ligaram e tentaram aplicar o golpe, alegando que o paciente teria que fazer uma tomografia urgente, e que pelo SUS, só seria liberado em 10 dias.

 

 A família entrou em contato com o hospital Dr. Domingos, onde foi informado que seria um possível golpe. A família, segundo a direção, já estava providenciando o dinheiro para depósito.

 

O tenente informa que as pessoas que foram vítimas da tentativa de estelionato que procurem a delegacia para registrar a ocorrência.

 

O alerta que o tenente Habash faz a famílias que têm parentes internados no Hospital Doutor Domingos, ou que venha a ter, segundo a direção, de forma alguma, liga para familiares do paciente, solicitando dinheiro.

 

A direção explicou ao tenente, que quando precisa de algum contato com familiares do paciente, solicita a presença dos mesmos.

 

 A orientação do tenente, a toda população da região, em uma situação desta, tomar muito cuidado e ligar para o hospital em que o parente está internado e informar o caso.

 

Alerta do hospital


O hospital informa que os funcionários estão devidamente orientados a não passar nenhum tipo de informações de pacientes para terceiros.

 

O hospital prima pela qualidade no atendimento, segurança dos pacientes e tranquilidade aos familiares. Diz Conceição, coordenadora do hospital.

 

Foto: Divulgação 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também