Terça-feira, 23 de Abril

Fisiologista Ronaldo Caliman de Ceres apresenta em Congresso no Chile

Publicado em 21/10/2015 às 00:04

Ronaldo Caliman, falou a reportagem do JP sobre seu trabalho, sua profissão, ele que nasceu na cidade de Ceres, mas teve que ir embora estudar em outra região do pais.

 

Ronaldo Caliman é professor e estudante de fisiologia, ele leciona na Faculdade Metropolitanade Marabá no estado do Pará, nas áreas de educação física e fisioterapia, ele também está fazendo mestrado em Ciências da Motricidade Humana.  

 

Segundo Caliman, em julho deste ano (2015), desenvolveu um trabalho que foi apresentado em um congresso internacional em Chillán no Chile, sobre Síndrome Metabólica, o trabalho foi desenvolvido em Marabá (PA).

 

No congresso foram apresentados também vários estudos relacionados o que estaria acarreantando os problemas de saúde global e inclusive o que desenvolve uma síndrome metabólica, como por exemplo a obesidade.

 

O fisiologista comenta que a obesidade provoca diabetes, problemas cardíacos, e que mais mata hoje no mundo, segundo Ronaldo, se chama doença cardíaca e o principal fator é o sedentarismo, que causa todas as outras doenças.

 

Na cidade de Chillán, Caliman diz ter apresentado um curso sobre prescrição de exercícios para grupos especiais e treinamento personalizado, onde podem ser desenvolvidos vários tipos de atividades físicas e acompanhamento em pessoa que possuam diabetes, hipertensão e obesos.

 

Exercícios Físicos é primordial

 

Comenta o fisiologista, o exercício físico é primordial, principalmente para prevenção. “Se a gente pensar, o remédio hoje é saúde, não! O remédio não é saúde, o remédio é tratamento”.

Para Caliman, a visão que tem de tudo isso é a prevenção de patologias.

 

 

A volta para Ceres

 

Caliman disse a reportagem, pelo fato do mesmo ser da cidade de Ceres, quer trazer tudo que aprendeu lá fora para Ceres.

 

O objetivo maior do fisiologista é determinar a Síndrome Metabólica dentro de um estudo da área endócrina que é muito importante, apresentar uma intervenção de exercícios físicos como prevenção, o que gera uma maior expectativa de vida.  Viver mais e melhor. Concluiu.

 

 

 

   

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também