Quinta-feira, 28 de Março

Ana Carla critica manobras de caiado contra a Celg

Publicado em 30/09/2015 às 08:46
Em Goiás

A secretária da Fazenda de Goiás, Ana Carla Abrão, reforçou ontem a defesa do presidente da Celg Par, Fernando Navarrete, e de parlamentares do Estado para que o processo de recuperação econômico-financeira da Celg Distribuição seja conduzido seguindo parâmetros rigorosamente técnicos. Em seu perfil no Twitter, Ana Carla criticou duramente a tentativa do senador Ronaldo Caiado (DEM) de politizar a agenda de reestruturação da companhai energética.

 

'A responsabilidade e o compromisso com Goiás devem prevalecer @SenadorCaiado!', disse a secretária da Fazenda no microblog, durante a realização de audiência pública, no Senado, ontem (28), sobre a recuperação da Celg. 'A Celg não pode ser objeto de uma agenda política #MP677', disse afirmou Ana Carla, defendendo inclusão de emenda à Medida Provisória número 677/2015 que garante a desdolarização da dívida da estatal com Itaipu.

 

Ana Carla reforçou a defesa da emenda feita durante a audiência pública pela senadora Lúcia Vânia (PSB), que é sua mãe, e pelo deputado federal Giuseppe Vecci, após explanação do presidente da Celg Par. ' Em audiência pública no Senado hoje, @navarrete63 esclarece ao @SenadorCaiado questões relacionadas aos empréstimos e ativos da Celg', disse, mencionando os perfis de Navarrete e Caiado no Twitter.

 

A explanação de Navarrete e as ponderações feitas por Lúcia, com o respaldo da secretária, desmascararam o senador do DEM, que não apresentou, durante a audiência pública, nenhum documento que comprovasse sua tese política de que a federalização e eventual futura privatização da Celg D seja desvantajosa para o Estado. Já Navarrete demonstrou, com base em planilhas e documentos, que a federalização foi positiva para o Governo de Goiás e para a Celg D, porque dividiu, de forma equânime, as responsabilidades, entre Estado e União, pela administração do passivo da distribuidora, avaliado à época em mais de R$ 8 bilhões, valor muito maior que a soma de todo o patrimônio da empresa.

 

Desdolarização

 

O programa de recuperação econômico-financeira da Celg Distribuição (Celg D) foi apresentado para parlamentares e representantes do setor elétrico durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (28) no Senado, em Brasília. A explanação foi feita pelo presidente da CelgPar, Fernando Navarrete, na Sala 2 da Ala Nilo Coelho. Na apresentação, Navarrete expôs a realidade financeira e as tratativas iniciadas em 2011 para o saneamento das contas e a retomada da viabilidade técnica e econômica da empresa.

 

A emenda à Medida Provisória número 677/15, que desdolariza a dívida da Celg D com Itaipu, tendo em vista a disparada da cotação da moeda norte-americana, foi o principal item dos debates durante a audiência pública. O Governo de Goiás, que detém 49% do controle acionário da Celg D, e a Eletrobrás (que é sócia majoritária, com 51% dos papeis da empresa) defendem que a dívida com Itaipu seja convertida para reais, o que diminuiria o seu passivo em pelo menos R$ 500 milhões.

 

Ao defender a emenda, o presidente da Celg Para fez um histórico da composição desta dívida partindo da repactuação de todas as dívidas da companhia a partir de 2012, medida fundamental para se pleitear a prorrogação da concessão. “Desde o segundo semestre de 2012 até os dias de hoje, temos trabalhado para que as condições de gestão pudessem ser alcançadas”, disse Navarrete.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Economia,

Veja Também