Sexta-feira, 29 de Março

Washington Pedroso em Ceres transmite Cartório para o novo titular

Publicado em 31/12/2013 às 21:00

Nesta última quinta-feira (29/05) o Cartório de Registros de Imóveis Títulos e documentos de Ceres foi transferido. Washington Pedroso (antigo titular do Cartório) realizou a transmissão para o novo titular, que tomou posse através de um concurso. Washington Pedroso falou ao Jornal Populacional que está no Cartório há vários anos e foi efetivado pelo Tribunal de Justiça, o mesmo também disse que em 38 anos de trabalho nunca teve nenhum problema com corregedoria e que, foi nomeado pelo Presidente do Tribunal (Dr. Mauro Campos), no ano de 1994. Os Cartórios resolveram dar posse neste ano para aqueles que fizeram o concurso no ano de 2008, já que, foi conseguida uma liminar para que estes tomem posse.

Washington relatou que, no ano de 1977 ele foi nomeado por portaria, pelo fato de sua avó (Dona Aparecida) ser a tabeliã do Cartório, depois ele passou a ser oficial substituto e quando sua avó aposentou, Messias de Pádua (também funcionário do Cartório) se tornou efetivo, assim que Messias se aposentou, o tribunal nomeou Woshington como oficial do Cartório de registro, imóveis, títulos e protestos de Ceres em (94). Segundo o antigo titular, há uma PEC para ser votada, feita por João Candido (PEC 471 do ano de 2005), para que aqueles que foram efetivados até 1994 continuem no cargo.

Se a PEC for aprovada, Woshington terá direito a seu cargo novamente, já que além de ter sido nomeado titular no ano de 94, trabalhou no Cartório desde 77.

Segundo o antigo titular do Cartório de Ceres, vários colegas de profissão do estado de Goiás estão na mesma situação, algo que Washington acha uma falta de consideração, principalmente pelo tempo de experiência e pela lei. O antigo titular disse que, como foi ordenado, está deixando suas funções e as passando para Leonardo Vechi, que será o novo titular do Cartório de Registro de Imóveis de Ceres. Leonardo, segundo Washington, já era efetivado em um Cartório de Mato Grosso do Sul e deixou o Cartório para vir para o de Ceres.

Washington pensa em montar um escritório para prestar assistência jurídica, na parte imobiliária, devido sua vasta experiência no assunto. Porém tem esperanças de voltar para seu antigo cargo. Sobre sua passagem pelo Cartório, Woshington disse que, conseguiu ajudar muitas pessoas e ajudar o município em suma, além da experiência que agregou para si. Em momentos da entrevista, Washington ficou muito emocionado.

A lei para que as pessoas assumissem os Cartórios através de concursos, foi regulamentada em 18 de novembro de 1994, (lei 8935 dos notários e dos registradores). Quando promulgada a lei, Woshington já havia sido apostilado. Segundo o antigo titular também há um processo em seu nome no STF, para que a Ministra Carmem Lucia, analise.

Neste dia 30 de maio Leonardo Vecchi (33 anos) tomou posse do Cartório de Ceres. Segundo Leonardo o concurso começou em 2008 e veio com pendências judiciais ao longo de 6 anos, em dezembro de 2013 o STF determinou que o concurso findasse, com uma audiência de escolha no dia 2 de abril, momento em que Leonardo escolheu a cidade de Ceres. O novo titular relatou que, a Constituição Federal no Artigo 236, diz que serventias extrajudiciais são providas através de concursos públicos, assim desde 1988 todos os Cartórios do Brasil devem ser providos perante concurso público e não de forma hereditária. Leonardo disse que, havia 365 vagas e foram escolhidas 120 serventias, assim 120 novos titulares de Cartórios. Na segunda feira (02/06), Leonardo entra em exercício. Leonardo já foi titular em outra comarca, no estado de Mato Grosso do Sul, também já foi Gestor Jurídico do estado de Goiás, trabalhando durante 6 anos na Agência Goiana de Transportes e Obras (Como advogado) e teve uma passagem pela procuradoria do estado do Espirito Santo. Leonardo disse que pretende dar continuidade ao trabalho que estava sendo bem feito por Washington Pedroso e mencionou que o Cartório é todo informatizado, um dos primeiros e possui uma boa prestação de serviços. Leonardo Vechi falou que é um imenso prazer assumir o Cartório da cidade, pois já estava enamorado por esta, e pede para que a população o acolha e seja paciente com a transição.

 

 

Texto: Consuelo de La Cruz (Jornal Populacional) 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também