Quinta-feira, 28 de Março

SAMU Ceres realiza treinamento de salvamento de vidas

Publicado em 05/09/2015 às 21:48

Na última quarta-feira (02 de setembro) no CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em Ceres, aconteceu um treino de salvamento realizado pela equipe do SAMU.

 

Trata-se de um trabalho de formação continuada, realizado juntamente com a comunidade, com a intenção de promover um melhor atendimento e sensibilizar a comunidade mostrar como funciona o serviço prestado pelo SAMU.

 

Em entrevista ao Jornal Populacional, Ítalo Seixas (Coordenador Geral do SAMU) relatou que, o trabalho está sendo desenvolvido junto com a comunidade, instituições de saúde e empresas e que nesta semana se comemora a Semana Nacional da Ressuscitação Cardiopulmonar, assim o evento traz a demonstração para a comunidade dos mecanismos corretos de como realizar uma reanimação cardíaca.

 

Segundo o Coordenador do SAMU, na Suíça no ano passado mais de três milhões de pessoas foram capacitadas através de instituições que, levaram formação direta à população, atingindo desta forma a maior taxa de sobrevida mundial, ultrapassando até mesmo os EUA que possuem o melhor aparato tecnológico.

 

Ítalo também disse que, o importante quando se fala em parada cardiorrespiratória é a comunidade saber realizar o procedimento, saber o momento de chamar o SAMU e iniciar a compreensão “forte” em que se faz 100 compressões por minuto, garantindo a vida e o trabalho do SAMU com sucesso.

 

O SAMU está realizando este trabalho dentro de empresas, faculdades, com agentes comunitários de saúde e com a comunidade em geral. Antes deste trabalho ser realizado, a própria equipe do SAMU recebeu treinamento para que ficassem aptos a serem multiplicadores do conhecimento. A missão é capacitar o maior número de pessoas possíveis para que estas estejam preparadas para salvarem vidas.

 

São mais de 30 profissionais da equipe do SAMU responsáveis pelo treinamento. No dia 01 de setembro o trabalho foi iniciado e se estenderá até alcançarem um tanto X de pessoas capacitadas, estipulado pela equipe do SAMU. O Coordenador do SAMU finalizou dizendo que, só salvando uma vida se sabe o quanto é uma atitude vantajosa e que este trabalho deve e será um trabalho contínuo.

Texto: Consuelo de La Cruz.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também