Quinta-feira, 18 de Abril

Vários caminhoneiros tiveram suas cargas apreendidas por irregularidades (Goiás)

Publicado em 29/08/2015 às 19:12
Em Goiás

Policiais rodoviários federais e auditores-fiscais do trabalho estiveram trabalhando em uma operação integrada para coibir o transporte de produtos incompatíveis e a jornada de trabalho excessiva, na BR-060, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. A operação aconteceu nesta sexta-feira (29/8), e começou por volta das 4h da manhã.

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, (PFR) cerca de 80% das cargas apreendidas são produtos alimentícios diversos que abasteceriam os mercados consumidores de Goiânia, Brasília e da região do Entorno, e foram encontrados dividindo o mesmo espaço com produtos perigosos.

 

São pacotes de bolachas, massas, margarinas, doces sendo transportados junto com inseticidas, soda cáustica e líquidos inflamáveis. Esse transporte irregular causa graves danos à saúde humana.

 

A PRF acionou a vigilância sanitária, que recolheu as mercadorias condenadas para serem destruídas no aterro sanitário. Até o momento a PRF já fez mais de 200 autuações relacionadas ao transporte de produtos perigosos e os valores oscilam de R$400 a R$1 mil. Um dos caminhões recebeu 19 multas.

 

Cerca de 10 auditores-fiscais trabalham em conjunto com os agentes da PRF fiscalizando a jornada de trabalho dos motoristas profissionais. Dezenas de motoristas foram interditados por extrapolarem o tempo de direção permitido por lei, de 8h diárias.

 

“A maioria absoluta dos profissionais parados estava dirigindo a 20, 30 horas sem pausa para descanso. Nós interditamos esse motorista e solicitamos que ele descanse por, pelo menos, 11 horas conforme determina a Lei”, explica a auditora Jaqueline Carrijo.

 

Ela ainda explica que a jornada excessiva é a principal causa de acidentes envolvendo motoristas profissionais. “Em nossas investigações identificamos que a principal causa de acidente e, por consequência, de mortes, entre esses profissionais é o excesso de tempo de direção. Esses motoristas são submetidos a uma carga excessiva de trabalho e, muitas vezes acabam fazendo uso de drogas para suportarem a rotina e preservarem o emprego”, avalia.

 

Segundo a PRF foram Abordados 55 veículos e só dois não tinham irregularidades, treze foram autuados por transportar alimentos juntos com produtos perigosos e cerca de 11 toneladas de alimentos foram recolhidos.

 

Os outros foram autuados por vários motivos, principalmente por jornada excessiva de trabalho.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também