Sábado, 20 de Abril

Câmara de Rialma vai investigar denúncia de suposto pagamento a vereador

Publicado em 24/08/2015 às 22:39

O parlamento rialmense vive um ano bastante tumultuado com denúncias de quebra de decoro parlamentar, improbidade administrativa, supostas extorsões e até ameaças. Todas essas denúncias pesam contra os próprios vereadores.

 

Na sessão ordinária da quarta-feira (19), por cinco votos favoráveis e dois contrários, foi aprovada a instauração de uma CPI (a terceira este ano) que investigará suposto esquema de repasse de parte do salário da hoje suplente Aparecida Ribeiro (Cida - PSDB) para Rodrigo do Café (DEM), que na semana passada ocupava o cargo de Secretário de Educação da cidade.  

 

Cida é a primeira suplente de vereadora e passou a ocupar a cadeira da câmara em dezembro de 2014, quando o titular, Rodrigo do Café assumiu a pasta da Educação. Segundo ela, a partir do mês de fevereiro começou a receber ameaças e ser coagida a devolver parte do seu salário (R$ 1.200,00) mensalmente ao vereador licenciado. No período de oito meses que esteve na Câmara, Cida teria feito pelo menos cinco repasses para Rodrigo, “com o intuito de obter provas documentadas”.

 

Ainda de acordo com a vereadora, “Rodrigo do Café disse que esse era um sistema normal e corriqueiro exercido na câmara, ou seja, todo vereador suplente devolvia parte do seu salário para o titular”. 

 

Após ser lida na tribuna da câmara a denúncia feita por Cida foi colocada em pauta e aprovada a implantação da CPI. Votaram favoráveis os vereadores Edson Rodrigues, Henia Alves, Jusleide Neris Rodrigues, Anivaldo Quirino e Paulinelly Carneiro. Contra a abertura da CPI, votaram Meire Matias e Carlos Henrique de Mendonça Artiaga (Caíque).

 

Logo em seguida foram sorteados os integrantes da Comissão que ficou formada com a vereadora Henia Alves (presidente), Jusleide Neris Rodrigues (relatora) e Edson Rodrigues (membro). A CPI terá o papel de avaliar se houve quebra do decoro parlamentar. Rodrigo terá prazo de dez dias para apresentar defesa contra todas as acusações. 

 

Na quarta-feira (dia 12), quando a suplente de vereadora Cida, fez a denúncia no plenário da Câmara, os vereadores se sensibilizaram com a postura e coragem da colega e manifestaram apoio incondicional a Cida ao revelar o suposto esquema de repasse de parte do salário a Rodrigo do Café.

 

Já na sessão que aprovou a abertura da CPI, os mesmos vereadores mudaram os discursos e declararam apoio total a Rodrigo do Café. Até a expressão de que a “Câmara não tem moral para cassar vereador algum” foi usada na tribuna.

 

Em poucas palavras na tribuna da Câmara e se recusando a falar com a imprensa, Rodrigo se limitou a rogar a Deus e disse que tudo passou de uma armação e que a verdade virá à tona. 

 

A comissão tem 90 dias para apurar as denúncias e o vereador Rodrigo tem 10 dias para apresentar a defesa.

 

Ainda conforme o regimento da Câmara, se as denúncias procederem e se ficar comprovado que ouve realmente quebra de decoro por parte do vereador, ele poderá ter o mandato cassado. Ao final do processo de investigação da CPI, o relatório será apresentado e caberá aos vereadores votarem favoráveis ou contrários à denúncia.

 

 Além de enfrentar a CPI na Câmara, Rodrigo terá de provar inocência também no Ministério Público e na Polícia Civil, uma vez que a suplente de vereadora também denunciou o suposto esquema de extorsão e chantagem nos dois órgãos.

 

 

Escrito por Juvenal Junior

 

Vereadora faz grave denúncia contra Secretário de Rialma por coação de pagamento 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também