Terça-feira, 16 de Abril

Mulher fique atenta ao câncer de mama! evento na Associação Médica de Ceres

Publicado em 15/08/2015 às 10:07

O Médico mastologista Antônio Eduardo Rezende de Carvalho, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás, palestrante da noite na XLIII Jornada Médica e VI Jornada do CREMEGO em Ceres que está sendo realizado, começou ontem sexta-feira e se encerra hoje (15/8).

 

O evento está acontecendo na sede da Associação Médica da cidade. Dr. Antônio Eduardo, fez a abertura da palestra com o tema muito atual, o “Câncer de Mama” um problema Mundial.

 

Segundo Dr. Antônio Eduardo, o câncer de mama é a doença que mais mata mulher em tudo mundo e para o ano de 2015 são 57 Mil casos novos, estimativa do Instituto Nacional do Câncer.

Para o médico, o grande detalhe é o diagnóstico precoce do câncer de mama, a mulher após os 40 anos deve fazer o exame, através da mamografia uma vez por ano, isso faz com que, segundo o médico diminuir em 20% o caso de morte.

 

Dr. Antônio falou também do Outubro Rosa (em referência à mulher) que é um evento mundialmente, movimento que começou nos Estados Unidos e hoje o mundo abraça esta causa do câncer de mama.

 

O Médico comenta que o câncer de mama não escolhe somente o mês de outubro é de Janeiro a Janeiro.  A mulher tem que fazer exame de câncer de mama, pois existem casos de câncer de mama, ás vezes não necessariamente precisam fazer a quimioterapia, e muitas mulheres segundo o médico não precisam perder a mama, e as outras que perdem a mama, já fazem a reconstrução no mesmo tempo cirúrgico que é a oncoplastia.

 

Câncer de mama tem como ser evitado?

 

O médico disse que não tem como evitar o câncer de mama, a mulher que tem pré- disposição vai ter o câncer. Ele falou no detalhe do fator de risco que a mulher tem que ficar atenta.

 

Por exemplo: o câncer de mama comete mulheres com frequência acima de 55 anos, a mulher hoje que está tendo filhos mais tarde, segundo o médico, Isso é um fator de risco, a maioria das mulheres que começa a menstruar mais cedo, também é um fator de risco de câncer de mama, mulher que tem o termino de menstruação mais tarde, isso é um fator de risco, mulheres que bebem e fumam muito é um fator de risco.

 

São vários os detalhes de fatores de risco que a mulher tem que ficar antenada; logicamente não quer dizer que ela vá ter o câncer de mama. A mulher tem que procurar um mastologista periodicamente para realização deste exame mamografia. Concluiu Antônio Eduardo Rezende de Carvalho.

 

 

CONFIRA FOTOS DO EVENTO  

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também