Quarta-feira, 24 de Abril

Hemocentro de Ceres realiza campanha para doação de sangue

Publicado em 31/12/2013 às 21:00

O Hemocentro da cidade de Ceres realiza campanha para doação de medula óssea, motivada pela causa da Soldada Suzeli Ferreira de Oliveira (29 anos), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Suzeli veio a óbito nesta última terça-feira (27/05), porém o hemocentro da cidade continuará realizando suas atividades e divulgando a importância de ser um doador. Mauro Silva (Diretor geral do hemocentro de Goiás) relatou ao Jornal Populacional que, o hemocentro é responsável pela captação e distribuição de todo sangue (SUS) de todos os hospitais públicos do estado de Goiás. A sede fica na cidade de Goiânia (Setor Coimbra) e há mais quatro hemocentros regionais, dentre eles o de Ceres. O órgão é gerido pelo estado e pela esfera federal do Ministério da Saúde.

O Diretor convidou a população Ceresina para aumentar a captação de doadores de sangue e lembrou que com a Copa do Mundo, todos os hemocentros do Brasil estão de plantão e fazendo campanha para captar doadores, para assim reforçar os estoques de sangue. Sabendo que a previsão é de que 600 mil turistas circulem pelo estado de Goiás, é necessário que sejam tomadas medidas preventivas em termos de saúde.

     Ludmila Ferreira (Coordenadora de captação do hemocentro de Goiás) 

 

Mauro disse que, independe das ocasiões é importante que a população seja doadora o ano inteiro e mencionou o ditado que diz que, algumas coisas ou acontecem por amor, ou acontecem por dor, tal como ocorrem nas doações, pelo amor com o ato de doar sem motivos pessoais e pela dor, quando um familiar se acidenta ou ocorre alguma tragédia. Mauro também falou que, para o doador é simplesmente uma doação, mas para o paciente que necessita, é a salvação de sua vida.

O Diretor disse que os hemocentros estão trabalhando sempre no limite e que são necessárias 150 bolsas/dia, mas o que se tem são 80/90, no máximo 100. Mauro mencionou que no próprio hemocentro de Ceres algo que ocorre muito nos funcionários é o pensamento de se aparecerá doadores no dia. Assim é de suma importância a conscientização e estar ciente de que, você próprio pode vir a precisar de doações, disse Mauro Silva.

A durabilidade de uma bolsa de sangue é de 35 dias, assim a rotatividade é grande, explicou o Diretor. O hemocentro de Ceres abastece 31 municípios da região, uma grande responsabilidade, tanto por parte do hemocentro, quanto da população. O diretor disse que, o ato é simples e após a doação não se necessita de repouso, também lembrou que uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Ludmila Ferreira (Coordenadora de captação do hemocentro de Goiás) explicou que, a medula óssea é a produtora do sangue e que, a pessoa que se cadastra para ser doadora de medula óssea, doa medula para pessoas que tem doenças relacionadas, a mais comum sendo a leucemia. No caso da leucemia, as células cancerígenas atingem a medula óssea.

 Doraci Maria dos Santos Trindade  diretora Geral do Hemocentro de Ceres

 

A Coordenadora falou que, as campanhas realizadas em maio e que vão ser realizadas em junho começaram em mobilização a causa da Bombeira. Ludmila lembrou que, o cadastro não é específico, assim a pessoa que se cadastra pode ser doadora para qualquer pessoa que necessite. Os cadastros vão para o Redome (Registro nacional de doadores de medula óssea), um cadastro unificado, que não é por estado ou pessoa específica.

A compatibilidade da medula óssea pode ser de 1 a 100 mil e chegar até 1 a 1 milhão, entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe é de 25%, porém qualquer outro familiar corresponde à probabilidade normal. Atualmente no cadastro há 3.200 milhões de pessoas cadastradas, o que não é um grande número segundo a Coordenadora. Se uma pessoa necessita de transplante, a chance de ela conseguir é de apenas 3 doadores.

Para fazer o cadastro é necessário CPF, 3 números de telefone, endereço correto, ter entre 18 e 54 anos, não ser portador de HIV e não ter histórico de câncer. A Coordenadora pede para que a população compareça ao hemocentro para realizar o cadastro e também para doar sangue.  Doraci Maria dos Santos Trindade é a diretora Geral do Hemocentro de Ceres.

Texto: Consuelo de La Cruz.

                      Mauro Silva (Diretor geral do hemocentro de Goiás)

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também