Quarta-feira, 24 de Abril

Realizada em Nova Glória, a terceira Conferência Municipal de Saúde

Publicado em 15/07/2015 às 23:39
Nova Glória

Realizada no auditório da Câmara Municipal de Nova Glória a 3ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: Saúde Pública com Qualidade para cuidar bem das pessoas. O JP conversou com o conferencista Elves Lá pote da Costa que falou sobre o evento.

 

Elves, comenta que a partir da conferência é que vai obter as propostas para as melhorias na saúde no município de Nova Glória e consequentemente para o estado e a nível nacional.

 

Vários assuntos que foram discutidos na 3ª Conferência em Nova Glória, serão também discutidos na 8ª Conferencia Estadual e debatido na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Elves ressalta da relevância da conferência, desde de o direito do usuário, da valorização dos trabalhadores da saúde e consequentemente do financiamento do SUS, e principalmente a participação do controle social.

 

O conferencista fala sobre a pouca participação das pessoas nas decisões do SUS, na saúde, e a conferencia segundo Elves, vem para validar propostas para melhorias no Sistema ´Único de Saúde, tanto a nível municipal, estadual e federal.

 

A conferência foi organizada e realizada pelo Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretária Municipal de Saúde de Nova Glória.

 

O Secretário de Saúde Alanziel Morais Silva, falou também a reportagem do JP, sobre a 3ª Conferencia Municipal da Regional de Saúde de Nova Glória. Para ele esta é a maior e mais importante política púbica conquistada pelo povo brasileiro na história.

 

O secretário diz que apesar das enormes dificuldade, que naturalmente enfrenta na sua curta trajetória, o (SUS) Sistema único de Saúde, tem se constituído em exemplo de inclusão e transformação política no Brasil.

 

Sabemos que existe um longo caminho para transformar as decisões desta e de outras conferências em políticas e programas”. Comenta o secretário.

 

 

Alanziel, espera que as atividades antes e após a conferência, sejam estratégias permanentes de mobilização e acompanhamento das decisões sobre a saúde no município de Nova Glória, do estado de Goiás e da União, e que as decisões aqui tomadas se tornem fecundas e realmente possam melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Concluiu o secretário.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também