Quinta-feira, 25 de Abril

Bandidos agridem vítima e roubam celular em Jaraguá

Publicado em 13/07/2015 às 22:23
Jaraguá

O comércio de celulares roubados explodiu no país nos últimos meses, e chegou com força às cidades do interior. Em Jaraguá, só este ano já foram registradas dezenas de casos de assaltos a pedestres, em ações na maioria das vezes praticadas por adolescentes menores de idade, com o apoio de adultos. Nas últimas semanas, praticamente todos os dias se tem notícia do roubo de celulares, e os bandidos estão ficando cada vez mais agressivos.

 

No domingo, 12 de julho, ocorreram dois roubos de celulares em regiões diferentes da cidade, provavelmente praticados pelos mesmos marginais. O primeiro ocorreu na Rua Tanque, na Vila Brasilinha, nas imediações da Igreja Adventista, quando uma jovem, moradora de Brasília (DF), saiu do templo, foi atacada por dois adolescentes, que armados lhe ameaçaram e roubaram dois aparelhos. Um dela e outra da empresa a qual presta serviços. A Polícia Militar, foi acionada, mas não prendeu ninguém.

Cerca de 1h depois ocorreu o segundo assalto, registrado no Jardim Primavera, segundo informações da vítima, ela estava indo para sua casa, quando foi surpreendida por dois adolescentes, que lhe tomaram a força o aparelho celular. Antes de fugirem eles ainda agrediram o homem na cabeça, que foi socorrido pelo SAMU. A Polícia Militar foi acionada, mas ninguém foi localizado ou preso.

A vítima foi conduzida até o Hospital Municipal Sandino de Amorim, onde recebeu atendimento, levando vários pontos na região atingida, mas não corre risco de morte. De todos os assaltos cometidos para roubar celulares, até agora, esse foi o mais grave.

Bloquear IMEI – O que se recomenda, é que a vítima procure sua operada para bloquear o IMEI  do aparelho. A sigla é a designação para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”.

 

Em outras palavras, é um número único que identificada cada aparelho de telefone celular. O número IMEI é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06#

 

Esse número de identificação é armazenado em um banco de dados da operadora (EIR – Registro de identidade de equipamentos) contendo todos os equipamentos móveis válidos. Quando é reportado um roubo de telefone e o IMEI do celular é informado à operadora, esse IMEI é marcado como inválido, e o celular não poderia mais ser habilitado.  

 

Mas recente reportagem do Jornal Nacional mostrou que por cerca de R$ 100,00 os criminosos desbloqueiam o número do IMEI, utilizando programas de computador e o aparelho fica liberado para uso novamente. As operadoras de telefonia recomendam o bloqueio, mas admitem que a fraude ocorre. Quem compra e vende celular roubado ou altera número de IMEI comete crime de receptação - com penas que podem chegar a oito anos.

 

Informações: Dudi Bill

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Polícia,

Veja Também