Terça-feira, 16 de Abril

Realizada em Ceres 12ª Semana do Meio Ambiente no Rio das Almas

Publicado em 14/06/2015 às 21:48

A reportagem do Jornal Populacional acompanhou neste domingo (14/6) o encerramento da 12ª Semana do Meio Ambiente realizada no Rio das Almas em Ceres, o evento começou pela manhã e encerrou no período da tarde no Complexo Turístico.

 

De acordo com Jackeline Oliveira, Coordenadora do Projeto Pé de Cerrado, a ação foi muito importante na Semana do Meio Ambiente e a primeira Intermunicipal envolvendo as duas cidades Ceres e Rialma.

 

O evento segundo Jackeline é uma iniciativa do poder público, da Associação Amigos dos Rio das Almas que vem realizando a limpeza e preservação do rio, retirando todo tipo de lixo que há às margens do mesmo que é um património.

 

Jackeline comenta do envolvimento de toda sociedade civil ceresina e rialmense, assim preservando a natureza e a biodiversidade do cerrado.

 

A limpeza do Rio das Almas é tradição, todos os anos nessa época o poder público e a sociedade civil se mobilizam para a realização deste evento, comentou Jackeline que ao finalizar ressaltou a importância do mesmo que segundo ela é um patrimônio valiosíssimo para todos os municípios que são banhados pelo Rio das Almas.

 

Jackeline fez um apelo ao município de Jaraguá pelo Rio das Almas, prefeito, sociedade civil, Ministério Público e Judiciário olharem por esta causa.

 

Fabiano Vidigal que faz parte da Associação de Amigos do Rio das Almas, grupo que segundo ele já tem 11 anos que cuida do Rio das Almas na medida do possível, disse também que é preciso chamar a atenção da população da importância desse rio, da riqueza natural, de preservar as matas ciliares e as nascentes.

 

A reportagem falou também com Marcos Alves que é o Secretário do Meio Ambiente da cidade de Ceres. Ele falou da descida do Rio das almas sobre a coleta de lixo às margens do rio, no ano de 2014 foram duas toneladas de lixo retiradas e este coletou cerca de 1 tonelada.

 

Para Marcos, isso mostra a educação ambiental, “o que nós estamos fazendo é tentando passar para as futuras gerações que é preciso preservar, cuidar que isso se perpetua ao longo dos anos, que possa ter a nossa principal riqueza que é o Rio das Almas”.

 

Ele disse que anos anteriores realizados a coleta de lixo no Rio das Almas têm reduzido sensivelmente e também a conscientização do cidadão em relação ao meio ambiente que tem aumentado.

 

O secretário comentou que a população se não cuidar, daqui a algum tempo o planeta não haverá mais habitantes.

 

Nesse participou também da programação a cidade Rialma que enriqueceu mais ainda o evento, aumentando o número de pessoas dentro desse mesmo espírito de preservar o meio ambiente. Concluiu Marcos. 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também