Sexta-feira, 19 de Abril

Carmo do Rio Verde realiza abertura da 4ª Campanha de combate à Pedofilia

Publicado em 19/05/2015 às 15:25
Carmo do Rio Verde

Aconteceu na tarde de ontem (18) no auditório da Câmara de Vereadores a abertura oficial da Campanha de 'Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes'. Em sua quarta edição, a campanha deste ano trouxe uma abordagem mais ampla, onde foi lançado o Projeto Guardiões, visando estimular o engajamento da população na denúncia e proteção de nossas Crianças e a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, cujo objetivo principal é a articulação e integração de serviços públicos de atendimento psicossocial e de saúde, os conselhos setoriais (de Direitos e Conselho Tutelar), sistema de justiça (Polícia, Ministério Público, Judiciário) e organizações governamentais e não governamentais, que trabalham direta ou indiretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.

 

 A Campanha está sendo organizada pela Prefeitura de Carmo do Rio Verde, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, juntamente com o Conselho Tutelar e a Rádio Comunitária local. Estiveram presentes membros da pastoral da infância, pastoral da família, clube de mães, maçonaria, igrejas evangélicas, conselhos, escolas entre outras instituições.

 

Na oportunidade o prefeito Delson mencionou que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, por conta da crise financeira que os municípios atravessam, o Conselho Tutelar recebeu um veículo novo, novos equipamentos, computadores, mobiliários, além de todo o apoio para a realização da Campanha.

 

 O Secretário de Educação Adriano mencionou que o município tem investido prioritariamente em ações relativas á infância com a ampliação da creche, reformas nas escolas, oferecendo um ambiente agradável, seguro, com merenda de qualidade, além da execução de projetos como o Mais Educação que oportunizam para as mães (em especial as que trabalham fora) deixarem os seus filhos realizando as atividades na escola, em tempo integral.

 

 Em sua fala o presidente do Conselho tutelar Aderlindo, falou sobre a importância de fortalecer o Conselho tutelar e considerar a atuação relevante da instituição na sociedade.

 

A palestrante do evento foi a socióloga Susana Silvério, ativista de direitos da infância e juventude, que trouxe para os participantes informações relativas a realidade cruel do Abuso sexual, da importância da denúncia e das consequências gravíssimas relativas à vítima, além de mencionar a problemática da impunidade do agressor. A socióloga focou sua apresentação na relevância do protagonismo social neste cenário, visto que segundo ela, muito já foi falado sobre o tema, causas e efeitos.

 

Este ano, segundo a profissional, o foco é o atendimento à vítima e sua família, que comumente estão em situação de vulnerabilidade social, trazendo à tona a importância da atuação alinhada dos serviços públicos (Rede de Atenção) e do engajamento das instituições como igrejas, escolas, clubes, associações no resgate de valores humanos, no amparo a família (Projeto Guardiões).

 

 

 Além do abuso e da exploração sexual infanto-juvenil a socióloga alertou sobre os danos causados pela erotização precoce e o uso descuidado das redes sociais que tem agravado a questão da Pornografia infantil e atuação dos pedófilos pela internet. “Apenas com o trabalho sério do poder público nesta política de proteção da infância e juventude, aliado ao engajamento da sociedade no resgate de valores e amparo a família, o problema pode ser enfrentado. Cada pessoa e cada instituição têm um papel importante nesta luta. Proteger nossas crianças não poderia ser uma causa mais nobre para nos unir!” finalizou Susana. A Campanha segue com sua programação até sexta-feira quando será encerrada com uma carreata em prol da criança, saindo da Praça Alexandre Pinto, ás 17h. Qualquer denúncia sobre abuso e exploração sexual pode ser feito de forma sigilosa no disque 100.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também