Quarta-feira, 24 de Abril

Portadores de doenças graves em Ceres poderão ser isentos de IPTU

Publicado em 19/05/2015 às 06:44

Veja a fala de um morador de Ceres que está passando por problemas de saúde

 

Recentemente apresentado na Câmara Municipal de Ceres, o Projeto lei nº 005/2015 de autoria do Vereador Reiller Seabra (PSB) que garante ao portador de doenças graves a isenção total do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

 

Na lei que tem grande relevância social, fica previsto como doenças graves a neoplasia maligna (Câncer) a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e ainda de Paralisia Irreversível e impactante. 

 

Para garantir a isenção também e necessário que a pessoa seja proprietária de um único móvel e que seja sua residência e com renda familiar, per capita, de até 3 salários mínimos.

 

O benefício deve ser requisitado na coletoria municipal até o dia 20 de outubro do corrente ano para isenção no ano seguinte e renovado a cada dois anos. No ato do requerimento deverá ser apresentada a documentação exigida na lei.

Em conversa com nossa reportagem o Vereador Reiller Seabra, declarou que o objetivo principal dessa nova lei é dar ao cidadão a prioridade no seu tratamento e observou que para várias pessoas qualquer valor economizado pode ser fundamental durante o tratamento, seja na compra de um remédio, no transporte, ou no pagamento de exames e consultas.

 

Veja entrevista com Marcos Aurélio Guimarães da cidade de Ceres depoimento emocionante

 

Marcos Aurélio Guimarães que mora na cidade de Ceres falou a reportagem a respeito do tratamento que realiza de uma câncer que foi descoberto no ano de 2013. 

E pelas dificuldades financeiras, fez com que o mesmo fizesse uma pesquisa para saber se os portadores de doenças graves teriam algum direito à isenção no imposto, e verificou que o governo federal incentiva em algumas situações.

 

Marcos então percebeu que a prefeitura pode contribuir com a luta que ele está passando, não somete ele, mas outras pessoas na mesma situação. Marcos relata que em alguns munícipios já existem a lei que favorece as pessoas que tem doenças graves na questão de isenção do IPTU.

 

Marcos disse ter procurado o vereador Reiller Seabra para que o mesmo colocasse em projeto esta lei para votação na câmara de vereadores, Marcos disse que o vereador acatou seu pedido e o projeto será colocado em votação na câmara municipal.

 

Marcos comenta que a prefeitura de Ceres pode e acha que a mesma tem o dever de abraçar esta causa, pois ele acredita que esta lei irá beneficiar várias pessoas que estão até mesmo em condições críticas.

 

Governos, prefeituras estão passando por dificuldades financeiras, mas diante do caso, esta lei vem abraçar um projeto muito bonito e para que Ceres seja um marco na região do Vale de São Patrício e no estado de Goiás”. Completou Marcos. 

 

Marcos conta um pouco de como descobriu a doença

 

Marcos relatou a reportagem do Populacional a respeito de como descobriu o câncer Adenocarcinoma um tumor maligno, (um câncer que é provocado em fumantes), apesar que ele nunca fumou na vida.

 

Muito emocionado marcos disse que em junho de 2013, teve que ser retirado 70% do seu pulmão do lado direito porque já estava afetado pela doença.

Após a descoberta, já havia um ano que Marcos estava acometido da   doença, comenta que depois da cirurgia foi muito traumático e difícil...

 

Marcos agradeceu muito a Deus por todas as coisas que ele tem feito em sua vida. Marcos disse ter conhecido várias pessoas que estão passando por esta luta.

 

Muito emocionado na hora da entrevista, Marcos não conseguia falar. Veja o restante em vídeo

 

 

 Projeto de autoria do vereador Reiller Seabra 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também