Quinta-feira, 28 de Março

Professores contratados da rede municipal de Itapaci com salários atrasados

Publicado em 03/05/2015 às 22:02
Itapaci

No último dia 24 de abril de 2015, os professores da rede municipal da cidade de Itapaci, passou por uma enorme humilhação, isso de acordo com o que foi repassado a redação do Jornal Populacional.

 

“Estamos trabalhando desde o dia 15 de janeiro do mesmo ano. E ontem passaram na boca de umas inocentes que seria pago o mês de fevereiro, pois o mês de janeiro poderia se esquecer, mas para receber o mês de fevereiro era necessário primeiro pagar. Gente para eu receber eu precisaria pagar?

 

Palavras de uma professora que pediu para não ser identificada, por medo de represália.


De acordo essa professora da rede municipal, para receber pagamento em atraso, a administração atual impôs para que os professores, pagassem um valor de 57,33, segundo a professora, este valor é uma taxa de 3% que o empregador teria que pagar e não o subordinado.

 

“Estamos há 3 meses sem receber e ainda tenho que pagar, agora me pergunte com que dinheiro? isso é um absurdo”. disse a professora.

 

Ainda de acordo com o que foi enviado pela professora, uma pequena parte recebeu, e os demais ficaram sem receber.

 

“Estou indignada com esta situação, muitas de nós estamos passando FOME. Enquanto nosso dinheiro está indo sabe lá pra onde”. Disse.

 

“Será que ninguém está vendo isso”? Contrataram gravidas e não vão pagar a licença, porque o contrato não abrange está causa. “Meu Deus até quando vai isso”. Concluiu a professora.

 

De acordo com a Presidente do SindiItapaci (Sindicato dos Professores Municipais), Laysane Karine Lopes, são professores contratados, como as aulas começaram a partir do dia 15 de janeiro, não foi possível votar na Câmara Municipal a contratação dos referidos professores devido o recesso.

 

Sendo assim segundo Laysane, os professores começaram a trabalhar sem contrato com o município.

 

Em fevereiro disse Laysane, que a câmara votou uma suplementação para pagar o retroativo dos professores que havia trabalhado mais de mês, depois disso colocaram os professores para assinarem os contratos.

 

Só no mês de abril começaram a pagar o mês de janeiro último e assim mesmo segundo Laysane, os professores estão recebendo o salário por partes.

 

Laysane disse ainda que a prefeitura irá pagar o mês de janeiro e os demais meses, janeiro, fevereiro, março e abril até que todos sejam sanados, e que a Câmara de Vereadores já fizeram o que poderia fazer.

 

A presidentecomenta ainda que existem contratos de guardas e merendeiras na mesma situação.

 

A reportagem do Populacional tentou contato por várias vezes com a Secretaria da Educação para que a mesma pudesse esclarecer o que de fato está acontecendo, os telefonemas foram atendidos, mas a reportagem não conseguiu falar com a secretária da educação.

 

Sempre a pessoa que atendia o telefone dizia que a secretária estaria em reunião, e que repassaria o recado, mas nenhuma das ligações foram retornadas. O espaço no Jornal Populacional está aberto para as explicações necessárias.

 

Alguns professores tiveram que receber cesta básica de alimento, devido à dificuldade financeira.

 

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também