Quarta-feira, 17 de Abril

Secretaria Municipal de Saúde “Alerta da dengue” Nova Glória

Publicado em 14/04/2015 às 21:22
Nova Glória

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Nova Gloria está desenvolvendo um trabalho de prevenção e combate ao mosquito AEDES AEGYPTI o grande transmissor da Dengue e Chikungunya.

 

Diante da realidade encontrada no País, Estados e Municípios a Secretaria de Saúde está alertando e reivindicando um maior apoio de cada cidadão Novaglorino para acabar de vez esse quadro epidêmico instalado no nosso Município.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Prefeito Municipal que sempre esteve prontamente à ajudar, disponibilizou a logística e pessoal e unificou as demais secretarias, tais como: Secretaria de Educação e Limpeza de Parques e Jardins para que JUNTOS pudessem alcançar a metas desejadas que é a diminuição de casos inseridos na comunidade, viabilizando maior qualidade de vida a todos.

 

Vale destacar, que o problema da Dengue não é só um problema de responsabilidade do Poder Público, e sim de cada um de nós. Temos como objetivo incentivar e estimular o morador sobre a importância no autocuidado, ao cuidar do ambiente de sua residência, no sentido de desenvolver o compromisso e o papel de “protagonista” da realidade em que vive, conferindo e trazendo assim maior sustentabilidade ao combate à Dengue e Chikungunya.

 

O remédio para esse mal, está em nossas mãos. Reserve “10 Minutinhos por semana” para desenvolver atividades de prevenção sobre a DENGUE, observando:

 

-Caixas D’água,-Calhas, fossas e Cisternas (Manutenção das Mesmas), reservatório de Água de animais, aves, plantas (pratos, Bromélias), Lixos e entulhos (Copos Descasáveis, Tampinha de Refrigerante, Plásticos, Lonas) Pneus, evitando depósito de água parada...

 

A Secretaria da Saúde contou com o apoio incessantemente da Regional de Saúde São Patrício, do NVE (Núcleo de Vigilância Epidemiológica) e da Gerência do Departamento de Endemias, que ajudaram a encabeçar os projetos de ações, e intensificou as visitas domiciliar com o aumento de servidores para ajudar a desenvolver as ações em combate aos criadouros.

 

Ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Nova Glória

 

 Mobilização Pública envolvendo todas escolas Municipais e Estaduais em todos os setores do Município e Munícipes, palestras educativas, propagandas, panfletagem e Anúncios Veicular, vinhetas em Rádio comunitária local, Alertando sobre os perigos e cuidados com a Dengue e Chikungunya, adesivaço da Dengue, Dia D da Dengue, utilização de UBV pesada e intercostal,  calafetação de aproximadamente 1.000 fosses e cisternas, remanejamento ambiental (Mutirão de Limpeza), confecção de Banner informativo nas ESF’s sobre Dengue e Chikungunya, adesão e Fornecimento do Medicamento Homeopatia contra a Dengue, e muitas outras ações estratégicas...

 

São primordiais as medidas de prevenção, promoção, vigilância, controle e comunicação para interromper a cadeia de transmissão. Contudo, a secretaria espera que o conjunto das estratégias e ações desenvolvidas nas Escolas e em todo âmbito do nosso município reduza os casos de dengue, e diminua os criadouro nas residências, trazendo maior qualidade de vida a população Novaglorina.

 

-Situação da dengue no período de 01/2014 / 12/2014.

* Notificados: 183

* Confirmados: 121

- Óbtio: 0

Situação da dengue no período de 01/2015 / 04/2015.

* Notificados:441

* Confirmados: 218

- Óbito: 0

 

“...O Município de Nova Glória apesar do acréscimo nos casos confirmados, não houve nenhum óbito e não foi instalado nenhum caso de Chikungunya, diferente de outras cidades que teve o primeiro caso já notificado e confirmado.”

 

A Secretaria de Saúde faz inspeções periódica com auxílio dos ACE (Agentes Comunitário de Endemias) e ACS (Agente Comunitário de Saúde) em locais mais específicos, tais como borracharias e Ferro Velhos, por serem lugares mais propícios ao foco do mosquito. Além do mais, conta com o apoio maciço e salutar de nosso maiores colaboradores, você cidadão Nova Gloriono(a).

 

“O PERIGO AUMENTOU E A RESPONSABILIDADE DE TODOS TAMBÉM!”

 

“DENGUE:  VOCÊ PODE ACABAR COM ESSA IDÉIA!”
          Cuide da sua vida e de quem você ama!


“Uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde:  A sua saúde é nosso maior patrimônio!”

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também