Quinta-feira, 25 de Abril

Jaraguá: Donos de lavanderias conseguem liminar no TJ e voltam a trabalhar

Publicado em 11/03/2015 às 23:23
Jaraguá

Os advogados que defendem os empresários, proprietários de lavanderias, conseguiram na terça-feira, 09, uma liminar no Tribunal de Justiça de Goiás, autorizando a reabertura das empresas que haviam sido lacradas pelo poder judiciário de Jaraguá, na semana passada. A medida havia causado a paralisação de parte das atividades das confecções do município e ameaçava deixar temporariamente desempregadas cerca de 500 pessoas.

 

A decisão foi comunicada pelos advogados, que defendem parte das indústrias envolvidas na ação proposta pelo Ministério Público e acatada pela justiça. A decisão liminar do tribunal, também desbloqueou os bens dos empresários, até que seja julgado o mérito da ação, que deverá ocorrer até o próximo mês se não houver nenhum agravo.

 

A ação envolvendo os crimes ambientais cometidos pelas lavanderias teve início em 2013, depois de um longo período de negociação para que os problemas fossem solucionados, principalmente quanto à estação de tratamento de resíduos da Rua 10, que está localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP).

 

Segundo o promotor de justiça, Everaldo Sebastião de Souza, em 2013, foi feito um acordo, onde ficou estabelecida a nomeação de peritos, para avaliar os danos ambientais, e um estudo para corrigir os problemas. O valor da pericia ficou em 500 mil reais, rateado entre todas as lavanderias, seria algo entorno de 25 mil para cada uma. Como os empresários buscaram e tiveram uma decisão favorável do Tribunal de Justiça, para não pagar a pericia, uma nova ação foi proposta contra as lavanderias. Dessa vez ainda mais dura.

 

Segundo o Ministério Público, essas indústrias estão praticando de forma continuada, a poluição ambiental, em contrariedade às normas legais, causando prejuízo à natureza com o lançamento de resíduos líquidos, com danos ambientais significativos à flora, fauna e à população. Este é mais um capítulo da “guerra” entre os proprietários de lavanderia e o Ministério Público, outros que ainda 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Justiça,

Veja Também