Terça-feira, 23 de Abril

Vereador disse ver o trânsito de Ceres de forma caótica

Publicado em 05/03/2015 às 11:44

Nesta última terça-feira (03/03) a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Ceres discutiu um assunto que atormenta os moradores da cidade e visitantes. Trata-se do semáforo no cruzamento da Avenida Bernardo Sayão com Avenida Brasil, este apresentava defeitos constantemente, porém nos últimos 10 dias o semáforo não operou em momento algum, em detrimento deste fato, ocorreram acidentes e quase acidentes.

 

Em entrevista ao Jornal Populacional o vereador Marco Antônio (Marcão da Caixa) relatou que, nesta terça-feira na reunião da Câmara entrou mais um requerimento solicitando providências em relação ao semáforo estragado.

 

Segundo o vereador em setembro do ano passado foi aprovado pela câmara à criação da superintendência da secretaria municipal de trânsito e até o momento nenhuma providência foi tomada.  Sobre o semáforo em si, Marco Antônio disse que, as peças para o conserto do semáforo estão fora de estoque, já que estes estão ultrapassados, o que gera mais um apelo, o de que os semáforos sejam trocados por modelos mais atuais.

 

O vereador falou que este é mais um apelo e que a solicitação da câmara e dos moradores deve ser atendida, pois uma pessoa acidentada gera muitos custos para a saúde. Marco Antônio disse que a câmara sempre está pedindo por rotatórias e redutores de velocidade, a fim de minimizar os problemas de trânsito.

 

O vereador finalizou dizendo que, esta reivindicação dos moradores, nesta noite de terça-feira passou a também ser uma reivindicação da câmara municipal de vereadores.

O vereador ReillerSeabra em entrevista relatou que, nesta terça-feira foi protocolado um requerimento da casa tratando da questão do semáforo e que há alguns dias a câmara acompanha este problema, em que o semáforo da Avenida Brasil não está operando.

 

O vereador mencionou que, foram procurados os responsáveis, e estes os informaram que o custo da manutenção necessária fica alto, dentre outras coisas. Segundo Reiller, o que foi discutido pela câmara naquela noite de terça-feira foi a segurança, tanto do pedestre como do motorista, ciclista e demais.

Reiller citou um caso recente em que, um senhor se acidentou por causa do semáforo, este foi internado no Hospital Ortopédico e teve uma luxação em seu braço. O vereador também mencionou que na manhã desta última terça-feira foi procurado por senhores, até mesmo senhores de terceira idade que, não sabem que atitude tomar na localidade do farol.

Houve uma audiência pública há algum tempo na câmara para a discussão da municipalização do trânsito, contando com o presidente do órgão CETRAN. A superintendência foi votada e esta possuía três meses para ser efetivada, porém até hoje esta superintendência não foi de fato efetivada.

 

O vereador Reiller também falou sobre o índice de acidentes de trânsito na cidade que é alto, principalmente envolvendo motos e lembrou que a cidade possui bastante circulação de visitantes, que vêm à cidade por motivos de saúde, educação, comércio e demais. O vereador vê a necessidade de a superintendência ser estabelecida o mais urgente possível, tanto pela segurança quanto pela paz no trânsito.

 

O vereador Jairo (Da Educação) em entrevista relatou que, este semáforo possui problemas há muito tempo, porém nos últimos dias está completamente inoperante, deixando assim a população a mercê das autoridades públicas.

 

Segundo o vereador, a demanda de um estudo técnico da cidade de Ceres é necessária com urgência. Jaime mencionou que ele próprio procurou o DETRAN recentemente, pedindo um estudo técnico de toda a cidade, além de semáforos e toda sinalização horizontal e vertical, porém o Estado está com problemas de 246 municípios para serem atendidos.

 

Devido este fato, o vereador vê que é obrigação do município substituir os semáforos que estão estragados.  O que se diz a respeito dos atuais é que estes estão obsoletos e assim as peças difíceis de ser encontradas. Jairo também falou que, o dinheiro público deve ser gasto para dar segurança para a sociedade, principalmente no trânsito.

De modo geral o vereador disse ver o trânsito de Ceres de forma caótica e que é necessária a implantação de semáforos em toda a extensão das Avenidas Bernardo Sayão e Brasil. O vereador ainda disse que muitos dos acidentes de trânsito que se vê na cidade de Ceres poderiam ser evitados se houvesse o estudo técnico da cidade e se o poder público tivesse abraçado esta causa há mais tempo.

 

Sobre as finanças da cidade, o vereador Jairo relatou que, não se sabe a real situação do município de Ceres, pois o que se fala é que o município não possui dinheiro. Foi aprovado um código tributário onde todos os impostos foram aumentados e segundo o vereador, a todo o momento é deixado dinheiro na codiretoria municipal.

 O vereador ainda disse que, o dinheiro esta entrando no cofre público, porém não é possível entender o que é prioridade de se fazer com este dinheiro.

 

Obs: o semáforo após vários dias danificado foi consertado hoje pela manhã. 

 

 

Texto: Consuelo de La Cruz.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Política,

Veja Também