Sábado, 20 de Abril

Samu de Ceres registra mais de 27 mil atendimentos em 2014

Publicado em 15/01/2015 às 23:32

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ceres registrou os 27.250 atendimentos realizados em 2014. O número expressivo mostra o comprometimento e dedicação de uma equipe que está disposta 24 horas por dia para atender a população ceresina.

 

Mas, apesar do bom resultado em 2014, outro número preocupa a equipe do Samu. Dos 27.250 atendimentos, 4.463 foram trotes. “Isso ocupa a linha telefônica, ocupa nossos atendentes e muitas vezes nos deslocamos, usamos a ambulância, para verificar que tudo era uma brincadeira”, conta o coordenador do Samu de Ceres, Ítalo Seixas Costa.

 

Costa explica que o alto número de trotes, que representa 17% dos atendimentos do Samu de Ceres, coloca em risco a vida de muitas pessoas e é considerado crime. “Saímos para atender um trote e tinha um acidente na BR-153 com pessoas feridas gravemente. Os envolvidos no trote, que eram menores de idade, foram identificadas e notificadas pela polícia”, ressalta o coordenador.

 

Projetos para 2015

 

Para conscientizar a população dos prejuízos do trote e orientá-la a utilizar o serviço do Samu de maneira correta, a unidade de Ceres irá criar ainda nesse ano o Núcleo de Educação Permanente. A ideia é formar uma rede de saúde pública no município e levar o projeto Samuzinho até as escolas. “Nós vamos orientar os professores e alunos. Queremos que os alunos selecionados no projeto sejam socorristas mirins e nos ajude a levar a nossa filosofia para as escolas”, explica Costa.

 

Segundo o coordenador, as crianças são as maiores responsáveis pelos trotes em Ceres. De acordo com os levantamentos da unidade, a maior parte dos trotes ocorrem no período de saída da escola. “Nós temos pico de trotes nesse horário. Por isso queremos criar um vínculo positivo e conscientizar as crianças da utilização correta do serviço”.

 

Em 2015 outras mudanças devem acontecer na unidade de Ceres. A primeira delas foi a alteração da coordenação, que agora é do enfermeiro Ítalo Seixas Costa. Nesse ano, os planos do Samu ainda incluem reestruturar as ambulâncias, adquirir mais equipamentos e remédios para garantir um melhor atendimento a população.

 

O novo coordenador da unidade, Ítalo Seixas Costa, também pretende introduzir programas voltados para a comunidade em 2015. “Nós queremos levar o Samu para a comunidade, para que todos entendam qual é o real papel do nosso serviço”, planeja ele.

 

O Samu

 

O Samu de Ceres é uma central que atende 26 cidades do Vale do São Patrício. Ele presta atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia, além de realizar transferências inter-hospitalar, para exames e transporte sanitário. O serviço possui duas ambulâncias: uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), mais  conhecida como UTI móvel.

 

 

Na unidade também funciona a Central de Regulação das Urgências, onde há médicos 24 horas por dia para orientar, classificar o risco e liberar as unidades de acordo com a necessidade do paciente.

 

 

Texto: Thaís Lobo

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Saúde,

Veja Também