Quinta-feira, 28 de Março

Você pode concluir a partir de 6 meses o ensino médio e fundamental

Publicado em 08/01/2015 às 22:58
Itapaci

O Jornal Populacional esteve na cidade de Itapaci para explicar o funcionamento da Associação de Qualificação Profissional do Vale do São Patrício (ASTEQ).

 

Em entrevista, Avel de Alencar (Diretor Administrativo) relatou que, a ASTEQ trabalha com o EJA (Educação de Jovens e Adultos), o que inclui a modalidade de ensino médio à distância.

 

 Para aqueles que nunca frequentaram a escola, o ensino fundamental e médio pode ser concluído em até um ano e meio. Avel explicou que há uma prova de aptidão, levando em conta se a pessoa sabe ler, escrever e realizar operações matemáticas básicas, nesta prova é inclusa uma redação.

 

Passando na prova de aptidão (Ensino fundamental), para concluir o ensino médio é levado de seis meses a um ano, dependendo da capacidade do aluno.

 

O aluno possui a opção de estudar em sua própria pela internet. Caso o aluno não possua computador com rede em casa, a ASTEQ oferece seus laboratórios de informática e biblioteca para o estudo do aluno.

 

Também há a opção de estudar por apostilas impressas, em casa, segundo Avel, conforme o pagamento das mensalidades as apostilas são enviadas. Para concluir o curso, são aplicadas provas de todas as matérias, as provas são realizadas na própria ASTEQ.

 

O curso possui a aprovação do Conselho Estadual de Educação e é ligado a Secretaria de Educação do Governo do estado de Goiás.

 

A ASTEQ também possui cursos técnicos, como o de Enfermagem que, segundo Avel faz sucesso na região, devido o rigor na qualidade do ensino e, mencionou que os alunos não ficam desempregados após o término do curso.

 

Também são oferecidos os cursos de Técnico de Segurança no Trabalho e Recursos Humanos, estes dois tendo sido uma solicitação do mercado de trabalho local.

 

Avel disse que, a qualidade do ensino da ASTEQ é aprovada pelo Conselho Regional de Educação e mencionou que, quando o conselho visita a unidade fica admirado pela competência dos professores e de todos os profissionais da ASTEQ, além da admiração pelas instalações e parte administrativa da escola.

 

 O Diretor Administrativo relatou que, recentemente a ASTEQ recebeu a certificação de Fornecedor do estado de Goiás, por ter todas as exigências legais, burocráticas, contábeis e pedagógicas em ordem.

 

Pessoas de várias cidades da região estão procurando a ASTEQ, segundo Avel, o fato se dá por atualmente estar mais perceptível de que qualquer profissional precisa de qualificação, até mesmo se tratando de um ensino médio completo.

 

A ASTESQ possui parceria com a prefeitura de Itapaci que, fornece estágio aos enfermeiros, com empresários locais para estágio em técnico de Segurança no Trabalho e parceria com as prefeituras de Pilar, Guarinos, Santa Terezinha, Rubiataba, Rialma, Ceres e São Luís do Norte.

 

Segundo Avel, prefeitos que visam à importância desta qualificação oferecem até mesmo transporte gratuito aos alunos. A escola fica no Residencial Mariana (Itapaci) paralela ao Parque Agropecuário.

 

Telefone: (62)3361-1149. Para informações os nomes que devem ser procurados são os de Kélsia (EJA), Késia (Cursos Técnicos) e Patrícia Alencar (Presidente da Associação).

 

Texto: Consuelo de La Cruz.

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também