Publicado em
20/12/2014
às 21:04
Em entrevista ao Jornal Populacional, o advogado Fagner Washington Faria, Membro da Comissão do Direito do Consumidor pela OAB-GO, ele que está fazendo pós graduação em Direto Civil, Processual Civil e Ciências Penais.
Fagner fala a respeito do Direito do Consumidor, já que neste período natalino e virada de ano, as compras aumentam e o consumidor deve tomar alguns cuidados.
Cobranças indevidas ao consumidor.
De acordo com Fagner, os principais problemas que o consumidor tem hoje são vários, um exemplo de Fagner são as contas telefônicas, internet, são serviços que muitas vezes o consumidor não contratou.
Fagner, fala também de tarifas bancárias que às vezes são lançadas ao consumidor sem ter aderido aquele plano, ou determinado serviço bancário, o advogado ressalta a importância da atenção do cliente em todas suas contas, pois é muito comum este tipo de cobrança indevida.
Compra pela internet
Ao comprar um produto pela internet, de repente chegou com defeito, ou se arrependeu pela compra, o Dr. Informa: o consumidor tem um prazo de sete dias para devolução do produto, já no caso de defeito após os sete dias, o consumidor deve procurar o vendedor que vendeu o produto e procurar sanar o problema em um prazo de 30 dias.
Fagner comenta que findando este prazo, existem três opções: o consumidor pode ficar com o produto no abatimento do preço, ele pode pedir um produto de igual qualidade pelo mesmo valor, ou pode pedir a devolução do dinheiro pago.
Nome no SPC/Serasa
O consumidor tem que ficar atento se deve ou não deve. Se caso o nome está incluso no SPC/Serasa indevidamente, a pessoa deve procurar a empresa e procurar retirar o nome, não sendo possível sanar, o que o consumidor deve fazer é procurar um advogado para ser orientado sobre o assunto.
Precauções na hora da compra
Fagner pede muito cuidado na hora das compras, fique atento em eventual abuso para que o direito do consumidor não seja ferido, já que final de ano, natal é uma época de confraternização, de festas e alegrias.
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