Sábado, 20 de Abril

Acordo entre MP, médicos e prefeitura. UTI/SAMU volta a funcionar em Jaraguá

Publicado em 05/12/2014 às 18:07

Na semana passada os médicos da UTI Móvel do SAMU de Jaraguá, cruzaram os braços em protesto pelo atraso de 6 meses em seus salários, decorrentes da falta de repasses do Ministério da Saúde e do Governo de Goiás para a prefeitura. Até agora o município está arcando com sua parte que são 25% dentro da divisão das despesas com os atendimentos. Nessa semana uma reunião arbitrada pelo Ministério Público, com a prefeitura e os médicos colocou fim a greve e os atendimentos já estão sendo normalizados.

 

O Prefeito Ival Avelar e o Secretário de Saúde, Tiãozinho Arruda, reconheceram o atraso, e mais uma vez justificaram os motivos que impedem o pagamento. Mesmo com a crise econômica que atinge todo o país e especialmente as prefeituras com quedas acentuadas nos repasses, caso não haja pagamento antes de fevereiro por parte do Governo Federal. O município começará a quitar os meses em atraso a partir do segundo meses de 2015, até que todos sejam quitados. Além de manter regulares os próximos meses.

 

Com o termo de compromisso, os médicos acertaram o retorno imediato a suas atividades na Unidade do SAMU. Os médicos credenciados são; Breno Leite, Deyverson Rios, Hélio Ribeiro, Paulo Henrique Alves e Sarah Louly. O Ministério Público poderá a partir de agora tomar medidas mais duas, caso o termo não seja cumprido em sua plenitude.

 

O município tentará uma força tarefa para receber os atrasados. Só do Ministério da Saúde deveriam ter sidos repassados a prefeitura para o pagamento dos plantões dos médicos 38,5 mil por mês - 462 mil reais por ano. Cada plantão custa algo em torno de 1.600,00. O Governo do Estado deveria estar repassando cerca 19.500,00 mensais, mas também está em atraso.

 

Folha de Jaraguá 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Notícia,

Veja Também