Quinta-feira, 18 de Abril

Arte de Rua integra a Caravana Cultural do Cerrado em Porangatu

Publicado em 04/12/2014 às 14:27
Em Goiás

A cultura urbana é destaque na quadragésima quarta edição da Caravana Cultural do Cerrado – Goiás Gira Arte que se instala em Porangatu, nos dias 5 e 6 de dezembro. Na Praça Ângelo Rosa, o projeto itinerante oferece sessão de cinema, oficinas de arte e artesanato, espetáculo circense e shows com artistas locais e da capital, durante todo o dia.  

 

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural, a Caravana Cultural do Cerrado iniciou suas atividades em junho e segue atendendo a 60 municípios, em sua primeira etapa.

 

A mostra de arte urbana ocupa o caminhão-palco na noite de sábado com música, poesia e dança, a partir das 19h30. A programação do 1º PORANBLACK prevê campeonato de Break com a presença do renomado B-Boy Thayson DF Zulu, campeão Mundial Eurobattle 2011, como jurado do concurso. O mestre de cerimônica é outra figura conhecida do universo hip hop, B-Boy Hélio (RDV CREW). A premiação ocorrerá na mesma noite e o evento termina com a performance de artistas locais, No beco da loucura. Variando no estilo, o show que fecha a noite é o de Fidel Ramalho, cujo trabalho faz referência à cultura de raiz do Brasil Central.

 

Na noite anterior (sexta), o caminhão-palco inicia atividades com a apresentação de atores locais que encenam Os Saltimbancos, escrito por Chico Buarque em livre adaptação do conto dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen. ABanda Municipal Maestro Silvio de Brito Cavalcante abre alas para a programação musical que segue com a MPB de Reginaldo Santos, o Grupo de Catira do Ponto de Cultura Unifé, o solista Nil Santos e o show sertanejo do cantor Almir Pessoa.

 

Além de promover entretenimento e formação de público, a Caravana Cultural do Cerrado visa fomentar o intercâmbio entre artistas e estimular a cadeia produtiva local. Oficinas de artesanato começam às 9 horas, na sexta e no sábado, na Tenda Cultivo dos Saberes. Técnica para produção de porta trecos, cofres customizados, bonecas de bucha vegetal serão compartilhadas por instrutores do Goiás Gira Arte. Para Porangatu, cidade que convive com o TeNpo – Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, também estão previstas oficinas de teatro, break e escultura.

 

Para interessados em cinema, têm sessão aberta ao público com exibição dos curtas goianos Amarelinha de Ângelo Lima, Anjo Alecrim de Viviane Louise e O Olhar de João, dirigido por Mariley Carneiro, às 9 horas e também às 15h. Na Tenda Brincantes, as atrações infanto-juvenis são conduzidas pela Turma do Sorriso, trupe de palhaços que organiza brincadeiras e apresenta talentos locais identificados nas escolas da rede pública de ensino.

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Cultura,

Veja Também