Sexta-feira, 29 de Março

Baixo nível do Lago Serra da Mesa pode afetar o turismo na região

Publicado em 28/11/2014 às 23:59
Uruaçu

O reservatório de maior volume de água da América Latina é reduzido a um terço da capacidade e se não houver chuva suficiente, poderá afastar o turista e contribuir para um apagão no país.

 


O Lago Serra da Mesa está com o menor nível dos últimos 14 anos. Pior do que agora, só em 2001, o ano do racionamento de energia. Para chegar ao topo da gigantesca represa é preciso subir 440 degraus. Um abismo que separa o nível ideal do atual.

 


Muita água é fundamental pra uma usina que tem um papel único na bacia do Tocantins. Além de mover suas três turbinas que geram energia suficiente para abastecer o Distrito Federal, Serra da Mesa também regula os níveis dos reservatórios de outras cinco hidrelétricas, num trecho de 1.500 quilômetros ao longo do rio: Canabrava, Peixe Angical, São Salvador, Lageado e Tucuruí. Toda vez que essas represas precisam de água, é com Serra da mesa que elas contam. Quem também depende desse lago são as cidades da região. A segurança do sistema elétrico tem provocado muito debate neste verão brasileiro.

 


O secretário Municipal de Turismo de Uruaçu, Rubens Alencar, falou de sua preocupação e os transtornos que isso tem causado aos municípios da região. “Vejo com bastante preocupação, uma vez que atualmente o número de turistas que visitam a Praia Generosa tem caído na medida em que o nível das águas tem baixado. Em se tratando do Carnaval, os turistas que optam por passar o carnaval em nosso município, o faz não só por realizarmos o melhor Carnaval de Goiás, mas também pelo fato de oferecermos a eles, também a opção de desfrutarem das águas do Lago Serra da Mesa na ótima infraestrutura montada na Praia Generosa. Essa é uma dura realidade, não só do Lago de Serra da Mesa, mas da maioria dos lagos brasileiros que produzem energia elétrica, a verdade é que temos um consumo maior do que a nossa produção.”, ressalta Rubens Alencar.

 


As cidades de Uruaçu e Minaçu são contempladas pela abundancia das águas e praias artificias, e ganharam destaques a nível nacional pela realização do carnaval às margens do lago. Uma das preocupações dos organizadores da festa em 2015, é se haverá chuvas suficientes para aumentar o nível das águas do lago e proporcionar aos turistas um carnaval típico dos anos anteriores.

 


“Falta de Gestão Ambiental, falta de responsabilidade das empresas empreendedoras, no caso Furnas. Que só pensaram em gerar Energia e não fizeram o “dever de casa”, como por exemplo, os P.B.A’s (Programas Básicos Ambientais), como exige o E.I.A. / R.I.M.A. (Estudo de Impacto Ambiental), documento elaborado para se conseguir qualquer Licença Ambiental”, Ressalta Rogério Pacheco da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata).

 


Em um cenário cada vez mais desolador, a estiagem devolveu paisagens que já faziam parte do passado e que agora, nitidamente, mostram como o nível do reservatório de Serra da Mesa desceu.

 

Com Jornal Correio do Povo

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Meio Ambiente,

Veja Também