Sábado, 20 de Abril

Artistas pintam painéis nas ruas de Goiânia com apoio do Fundo de Cultura

Publicado em 24/11/2014 às 14:18

A região Centro-Sul de Goiânia é o território do Projeto Base, intervenção dos artistas plásticos Kboco e Santhiago Selon. A cidade vai ganhar cinco murais com o patrocínio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Cultura, e da empresa Mills.  O objetivo é fortalecer o movimento em curso de ocupação da paisagem urbana pelo gratite. 

 

Pioneiro do grafite em Goiânia, Kboco, atualmente residente em São Paulo, tem carinho especial por este trabalho. Base Central marca seu retorno à terra natal, onde começou a carreira, desenvolveu seu estilo e sua linguagem. “O projeto também celebra uma parceria de 10 anos com o artista Santhiago Selon, que atua em Goiânia”, conta. As primeiras intervenções estarão localizadas no Centro (na Rua 10 e na Avenida Araguaia), mas o trabalho já foi iniciado no Setor Sul, em uma residência e na Maternidade Modelo, ambas na Rua 83-C.

 

 

Para Kboco, ações como esta cumprem a função de democratização do acesso à arte, à medida que o trabalho do artista é exibido fora das galerias. “Faz mais sentido integrar a cidade, acessar o cidadão e poetizar o lugar comum do espaço público com novas imagens simbólicas do mundo”, reflete o artista cuja obra mantém relações íntimas com a arquitetura.

 

 

A dupla de artistas acredita que o projeto Base Central é um convite ao resgate da memória histórica da jovem capital de 81 anos e à produção de novas paisagens para o coletivo e imaginário popular. “A intensão é também colaborar para fortalecer Goiânia como bem cultural, bem como afirmar a arte como poderosa ferramenta de transformação social”, completa Selon. A dupla prevê três semanas intensas de trabalho, com possíveis atrasos ocasionados pelas chuvas.

 

SOBRE KBOCO

 

Ainda adolescente, residente em Goiânia, Kboco conduziu o desenvolvimento de sua linguagem artística por meio do grafite. Segundo ele, desde o princípio da carreira a sofisticação do trabalho chamava a atenção e o colocava na posição de destaque, entre outros grafiteiros. “Com o tempo, os murais externos ganharam novas dimensões e levei minha pintura para outros suportes, como a tela”, lembra.

 

A relação de sua obra com a arquiteturafia explícita emintervenções tridimensionais no espaço, como na obra realizada em parceria com o arquiteto Roberto Loeb para a 29ª Bienal de São Paulo. Os críticos apontam outras conexões a partir de semelhança de seus desenhos epinturas com plantas baixas de projetos arquitetônicos.

 

Ao longo de sua carreira, Kboco realizou trabalhos em diferentes cidades do Brasil como Porto Alegre, São Paulo, Goiânia e Olinda, onde criou diálogos entre suas pinturas e a arquitetura colonial brasileira. No âmbito internacional, passou um período de dois meses no Chile onde também pôde imprimir sua arte em distintas cidades. Realizou exposições em diversos países como Suíça, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal e Inglaterra.

 

Kboco já foi representado por galerias como Choque Cultural, Marília Razuk, em São Paulo, e pela SIM Galeria de Curitiba. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo, onde tem um studio e se dedica mais a telas, instalações e projetos de site-specific. O livro sobre sua obra, Sertão Nômade, com texto e entrevista feitos por Maria Hirzsman, foi lançado em agosto pela editora UFG.

 

SOBRE SANTHIAGO SELON

 

Santhiago Selon nasceu em 1985. Natural de Catalão/GO, hoje vive e trabalha em Goiânia. É bacharel em Design Gráfico, com Pós-Graduação em Artes Visuais na linha de Cultura e Criação pelo SENAC-GO. Artista visual e grafiteiro, com intensa produção urbana, desenvolve pesquisa relacionada a paisagem urbana e utiliza-se de composições geométricas em suas ações de intervenções nas paredes da cidade que visita.

 

A partir de suas ações pelas ruas, foi convidado a realizar obras para instituições nacionais e internacionais. Atua no circuito de Arte Contemporânea, exibindo sua produção em pintura, gravura e site-specific, criando e ocasionando uma perspectiva visual a partir de seu desenho e a arquitetura do espaço.

 

 

Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Cultura,

Veja Também