Quinta-feira, 28 de Março

Subsecretária fala de livros que causou polêmica após irem para coleta de lixo

Publicado em 07/11/2014 às 15:54

O descarte de livros didáticos que foram para coleta de lixo causou certa polêmica em redes sociais.

 

 

Um cidadão ceresino que observou a cena de ver tantos livros embalados serem descartados, acabou gravando um vídeo. De acordo com a denúncia os livros foram levados para uma empresa de reciclagem de lixo em Ceres, que fica no setor Industrial.

 

 

Os livros segundo um funcionário chegaram em um caminhão de coleta seletiva do município de Ceres.

 

 

A reportagem do Populacional procurou a Secretaria da Educação em Ceres e conversou com a Subsecretária Márcia Pereira Ribeiro, para saber o motivo de tantos livros que foram descartados, se de fato o que ocorreu estaria correto.

 

 

Em reposta ela disse que os livros descartados foram de várias escolas entre particulares e públicas, no caso ela falou da pública que seria do Colégio Estadual João XXIII, que segundo a subsecretária foram cerca de dois mil e seiscentos livros, além das demais instituições.

 

 

Márcia informou que o descarte seguiu um padrão legal, de acordo com a resolução 42 de 28 de agosto de 2012 que dispõe sobre o Programa Nacional dos Livros Didáticos PNLD para alteração básica em seu artigo 7 inciso 10, no último triênio de utilização dos livros o FNDE providenciar o desfazimento do saldo remanescente da reserva técnica, priorizando a reciclagem de materiais e a responsabilidade ambiental e social.

 

 

Para cada triênio segundo Márcia, após serem utilizados durante três anos, já no último ano os livros serão descartados, que de acordo com a resolução os livros podem ser doados para alunos, e no caso dos livros novos que chegam a mais para as escolas, podem ser descartados através de uma doação, junto ao Conselho Escolar que é o órgão deliberativo.

 

 

Márcia disse ainda que o Colégio João XXIII no descarte dos livros que foram doados realizou todo o procedimento de acordo com a resolução.

 

 

Márcia relata que os livros descartados foram livros novos e de professores, com repostas que neste caso estariam sobrando e que não serviria para o aluno.

 

 

 

 Termo de Doação 

 

 

 Resolução 

Galeria


Comentários


Os comentários não expressam a opinião do Jornal Populacional e são de exclusiva responsabilidade do autor.

Encontre mais notícias relacionadas a: Educação,

Veja Também